Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

domingo, 31 de julho de 2011

FÉ E RESISTÊNCIA!

O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua de ouro com trinta metros de altura por três metros de diâmetro; e colocou-a na planície de Dura, província da Babilônia. Depois, mandou reunir os governadores, ministros, prefeitos, conselheiros, tesoureiros, letrados, magistrados e autoridades das províncias para assistirem à inauguração da estátua que o rei Nabucodonosor havia erguido. Reuniram-se os governadores, ministros, prefeitos, conselheiros, tesoureiros, letrados, magistrados e autoridades das províncias para a inauguração da estátua construída pelo rei Nabucodonosor.
Todos estavam de pé em frente à estátua. Então o porta-voz do rei gritou forte:
«Esta é a mensagem para todos os povos, nações e línguas: quando ouvirem o som da corneta, flauta, cítara, harpa, saltério, gaita e outros instrumentos musicais, devem todos cair de joelhos para adorar a estátua de ouro erguida pelo rei Nabucodonosor. Quem não fizer isso, na mesma hora será jogado dentro da fornalha ardente». Quando todo o mundo ouviu o som da corneta, flauta, cítara, harpa, saltério, gaita e outros instrumentos musicais, todos os povos, nações e línguas caíram de joelhos, adorando a estátua de ouro erguida pelo rei Nabucodonosor.
Alguns caldeus foram denunciar os judeus. Procuraram o rei Nabucodonosor e disseram: «Viva o rei para sempre! Vossa Majestade decretou que todo indivíduo que ouvisse o som da corneta, flauta, cítara, harpa, saltério, gaita e outros instrumentos musicais, deveria imediatamente cair de joelhos, adorando a estátua de ouro. E quem não se ajoelhasse para adorar, seria jogado na fornalha ardente. Pois bem! Alguns judeus que Vossa Majestade nomeou administradores das províncias da Babilônia - e são eles: Sidrac, Misac e Abdênago - não obedecem à ordem do rei. Eles não veneram os deuses nem adoram a estátua de ouro erguida por Vossa Majestade». Nabucodonosor, com raiva e ódio, mandou buscar Sidrac, Misac e Abdênago. Eles chegaram à presença do rei; e este lhes perguntou: «Sidrac, Misac e Abdênago, é verdade que vocês não veneram os meus deuses nem adoram a estátua de ouro que eu ergui? Então, fiquem preparados, e quando ouvirem o som da corneta, flauta, cítara, harpa, saltério, gaita e outros instrumentos musicais, vocês cairão de joelhos para adorar a estátua de ouro que eu fiz. Se não adorarem, na mesma hora serão jogados na fornalha ardente; e quero ver qual é o deus que livrará vocês de minha mão».
Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei: «Não precisamos responder nada a essa ordem. Existe o nosso Deus, a quem adoramos, e que nos pode livrar da fornalha ardente, libertando-nos da mão de Vossa Majestade. Mesmo que isso não aconteça, fique Vossa Majestade sabendo que nós não adoraremos o seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro construída por Vossa Majestade». Nabucodonosor ficou tão furioso contra Sidrac, Misac e Abdênago que seu rosto empalideceu. Então mandou acender na fornalha um fogo sete vezes mais forte que o de costume, e depois mandou que os soldados mais fortes do seu exército amarrassem Sidrad, Misac e Abdênago e os jogassem na fornalha ardente. Então os amarraram, vestidos com suas túnicas, calções, gorros e outras roupas, e os atiraram na fornalha ardente. Como a ordem do rei era rigorosa e o fogo da fornalha era extremamente forte, aconteceu que as labaredas de fogo mataram aqueles que foram jogar aí Sidrac, Misac e Abdênago. Os três rapazes, porém, foram cair, amarrados, dentro da fornalha ardente.
 Sidrac, Misac e Abdênago ficaram passeando no meio das labaredas, cantando hinos a Deus e louvando o Senhor. Azarias, de pé, soltando a voz no meio do fogo, rezou:
 Nabucodonosor ficou muito admirado. Levantou-se depressa e disse a seus ministros: «Não foram três os jovens que jogamos amarrados na fornalha?» Eles responderam ao rei: «Sem dúvida, Majestade». Então ele disse: «Como é que estou vendo quatro jovens soltos e andando dentro da fornalha ardente, sem qualquer incômodo, e a aparência do quarto é de um filho de deuses?»
Nabucodonosor chegou à boca da fornalha ardente e disse: «Sidrac, Misac e Abdênago, servos do Deus altíssimo, saiam daí». Imediatamente os três jovens saíram da fornalha. Reuniram-se os governadores, ministros, prefeitos e conselheiros para ver os jovens. A fornalha não teve força nenhuma sobre os corpos deles, nem os cabelos de suas cabeças ficaram queimados, nem suas roupas sofreram coisa alguma e nem mesmo o cheiro da fumaça os atingiu.
Nabucodonosor disseentão: «Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago, que mandou o seu anjo libertar os seus servos que nele confiaram. Eles não fizeram caso do decreto do rei e entregaram o próprio corpo, pois não cultuam nem adoram nenhum outro deus que não seja o Deus deles. Faço, pois, um decreto, mandando que qualquer povo, raça ou língua que disser uma blasfêmia contra o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago, seja feito em pedaços e sua casa seja totalmente destruída, pois deus igual a este, capaz de salvar, não existe outro». E promoveu Sidrac, Misac e Abdênago a cargos públicos na província da Babilônia. Eterno e o seu poder atravessa as gerações!
DENIEL 3, 1-25; 91-97
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruara
Prelazia do Xingu

quarta-feira, 27 de julho de 2011

TARTARUGA NO POSTE

Enquanto costurava uma laceração na mão de um velho lavrador (ferido por um caco de vidro indevidamente deitado na terra), o médico e o doente começaram a conversar sobre a Santana Maranhão.
E o velhinho disse:
Bom, o senhor sabe... a Santana é uma tartaruga num poste... Sem saber o que o camponês quer dizer, o médico perguntou o que era uma tartaruga num poste.
A resposta foi:
 Uma tartaruga num poste é quando o senhor vai por um caminho e vê um poste
de vedação de arame farpado com uma tartaruga equilibrando-se em cima dele.
O velho camponês olhou para a cara de espanto do médico e continuou com a
explicação:
Não se entende como ela chegou lá;
Não se acredita que ela esteja lá;
Sabe-se que ela não subiu para lá sozinha;
Sabe-se que ela não deveria nem poderia estar lá;
Sabe-se que ela não vai conseguir fazer absolutamente nada enquanto estiver lá;
Então, tudo o que temos a fazer é ajudá-la a descer de lá!
Ed: Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Prelazia do Xingu

terça-feira, 26 de julho de 2011

OS SAPINHOS

A história dos sapinhos.... Era uma vez um grupo de sapinhos... que organizaram uma competição. O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta. Uma multidão se juntou em volta da torre para ver a corrida e animar os competidores... A corrida começou... 
Sinceramente: Ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre. Eles diziam coisas como: Oh, é dificil DEMAIS!!
Eles NUNCA vão chegar ao topo. ' ou: 'Eles não tem nenhuma chance de sucederem. A torre é muito alta!' Os sapinhos começaram a cair. Um por um..... Só algums poucos continuaram a subir mais e mais alto... A multidão continuava a gritar.
'É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!'
Outros sapinhos se cansaram e desistiram....Mas UM continuou a subir, e a subir... Este não desistia! No final, todos os sapinhos tinham desistido de subir a torre. Com exceção do sapinho que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo! Naturalmente, todos os outros sapinhos queriam saber como ele conseguiu? Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objetivo? E o resultado foi...
Que o sapinho campeão era SURDO!!!!
A moral da estória é: Nunca dê ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas... porque eles tiram de você seus sonhos e desejos mais maravilhosos.
Aqueles que o Senhor colocou no seu coração! Sempre se lembre do poder das palavras. Porque tudo o que você falar, ouvir e ler irá afetar suas ações!
Portanto: Seja SEMPRE... POSITIVO! E acima de tudo: Seja SURDO quando as pessoas dizem que VOCÊ não pode realizar SEUS sonhos! Sempre pense:
EU POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE!!!
Ed: Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Prelazia do Xingu


O SONHO DO REI SALOMÃO

Salomão filho do rei Davi com Bate-Seba, que teria se tornado o terceiro rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos (segundo algumas cronologias bíblicas, de 1009 a 922 a.C.).
Salomão se notabilizou pela sua grande sabedoria, prosperidade e riquezas abundantes, bem como um longo reinado sem guerras. É uma personagem bíblica envolta em muitos mitos e lendas extra-bíblicas. Foi após a sua morte, que ocorre o previsto cisma nas Tribos de Israel, originando o Reino de Judá (formado pelas 2 Tribos), ao Sul, e o Reino de Israel Setentrional (formado pelas 10 Tribos), ao Norte. 
 A SABEDORIA DO REI SALOMÃO!
O rei foi a Gabaon para oferecer sacrifícios, porque esse lugar alto era o mais importante de todos. E Salomão ofereceu mil holocaustos sobre esse altar. Em Gabaon, durante a noite, Javé apareceu em sonhos a Salomão. Deus lhe disse: «Peça. O que lhe posso dar?» Salomão respondeu: «Tu demonstraste grande amor para com o teu servo Davi, meu pai, porque, diante de ti, ele caminhou na fidelidade, na justiça e na retidão de coração para contigo. Tu guardaste para com ele esse grande amor e lhe deste um filho que hoje se assenta no trono dele.
 Agora, Javé meu Deus, és tu que fazes teu servo reinar no lugar de meu pai Davi. Eu sou bem jovem e não sei como governar. O teu servo se encontra no meio do teu povo que escolheste, povo numeroso que não se pode contar nem calcular, de tão grande que é. Ensina-me a ouvir, para que eu saiba governar o teu povo e discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia governar esse teu povo tão numeroso?» Agradou ao Senhor que Salomão tivesse pedido essas coisas. Então Deus disse para ele: «Porque você pediu isso, e não vida longa para você, nem riquezas, nem a morte de seus inimigos, mas discernimento para ouvir e julgar, eu farei o que você pediu. Darei a você mente sábia e inteligente, como ninguém teve antes de você e ninguém terá depois. Eu lhe darei também o que você não pediu:
riqueza e fama, de modo que não haverá nenhum rei que se iguale a você, durante toda a sua vida. E se você andar nos meus caminhos, observando meus estatutos e mandamentos, como fez o seu pai Davi, eu lhe darei vida longa». Então Salomão acordou e percebeu que tudo isso tinha sido um sonho. Foi para Jerusalém e ficou diante da arca de Javé. Em seguida, ofereceu holocaustos, sacrifícios de comunhão e deu para toda a sua corte um banquete.
O sonho de Salomão mostra que o grande anseio do povo é ter uma autoridade realmente capaz de discernir e realizar a justiça. Para isso, a principal tarefa da autoridade consiste em saber ouvir. É o requisito básico, não só para resolver questões no tribunal, mas também para o exercício contínuo de um governo justo. Autoridade justa age sempre a partir de assessoramento que lhe permita ouvir as legítimas aspirações e reivindicações do povo. Em outras palavras, a verdadeira função da autoridade é servir ao povo, que pertence a Deus. (1 Reis 3, 4-15)
Pe. Joevá de Jesus Morais
 Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu
Fonte: Bibblia sagrada. Comentário da Ed. pastoral.

terça-feira, 19 de julho de 2011

O FILHO

Um homem muito rico e seu filho tinham grande paixão pelas artes. Tinham de tudo em sua coleção, desde Picasso até Rafael.
Muito unidos, se sentavam juntos para admirar as grandes obras de arte.
Por uma desgraça do destino, seu filho foi para guerra.
Foi muito valente mas morreu na batalha, quando resgatava outro soldado.
 O pai recebeu a notícia e sofreu profundamente a morte de seu único filho.
Um mês mais tarde, alguém bateu à sua porta... Era um jovem com uma grande tela em suas mãos e foi logo dizendo ao pai: - O senhor não me conhece, mas eu sou o soldado por quem seu filho deu vida, ele salvou muitas vidas nesse dia e estava me levando a um lugar seguro quando uma bala lhe atravessou o peito, morrendo instantâneamente.
Ele falava muito do senhor e de seu amor pelas artes.
O rapaz estendeu os braços para entregar a tela: - Eu sei que não é muito, e eu também não sou um grande artista, mas sei também que seu filho gostaria que o senhor recebesse isto... O pai abriu a tela.
Era um retrato de seu filho, pintado pelo jovem soldado.
Ele olhou com profunda admiração a maneira com que o soldado havia capturado a personalidade de seu filho na pintura. O pai estava tão atraído pela expressão dos olhos de seu filho, que seus próprios olhos encheram-se de lágrimas. Ele agradeceu ao jovem soldado, e ofereceu- se para pagar-lhe pela pintura.
- Não, senhor, eu nunca poderei pagar o que seu filho fez por mim! Essa pintura é um presente...
O pai colocou a tela à frente de suas grandes obras de arte, e a cada vez que alguém visitava sua casa, ele mostrava o retrato do filho, antes de mostrar sua famosa galeria. O homem morreu alguns meses mais tarde e se anunciou um leilão de todas as suas obras de arte.
Muita gente importante e influente chegou ao local, no dia e horário marcados, com grandes expectativas de comprar verdadeiras obras de arte.
Em exposição estava o retrato do filho. O leiloeiro bateu seu martelo para dar início ao leilão: - Começaremos o leilão com o retrato "O FILHO". Quem oferece o primeiro lance ? Quanto oferecem por este quadro ? Um grande silêncio... Então um grito do fundo da sala: - Queremos ver as pinturas famosas !!! Esqueça-se desta !!! O leiloeiro insistiu: - Alguém oferece algo por essa pintura ? R$ 100,00 ? R$ 200,00 ? Mais uma vez outra voz: - Não viemos por esta pintura, viemos por Van Gogh, Picasso !!! Vamos às ofertas de verdade... Mesmo assim o leiloeiro continuou:
- Quem leva "O FILHO"? Finalmente, uma voz:
- Eu dou R$ 10,00 pela pintura... Era o velho jardineiro da casa.
Sendo um homem muito Humilde era o único dinheiro que podia oferecer. - Temos R$ 10,00 ! Quem dá R$ 20,00 ?" gritou o leiloeiro. As pessoas já estavam irritadas, não queriam a pinturado filho, queriam as que realmente eram valiosas para sua coleção. Então o leiloeiro bateu o martelo: - Dou-lhe uma, dou-lhe duas, vendido por R$ 10,00 !!! - Agora, vamos começar com a coleção ! - Gritou um.
O leiloeiro soltou seu martelo e disse: - Sinto muito  cavalheiros, mas o leilão chegou ao seu final. - Mas, e as pinturas ? - Perguntaram os interessados. - Eu sinto muito, - disse o leiloeiro, - quando me chamaram para fazer o leilão, havia um segredo estipulado no testamento do antigo dono. Não seria permitido revelar esse segredo até esse exato momento. Somente a pintura O FILHO seria leiloada; aquele que a comprasse, herdaria absolutamente todas as suas posses, inclusive as famosas pinturas. O homem que comprou O FILHO fica com tudo !... 
Para meditar: Deus entregou seu único e amado filho, para morrer por nós numa cruz há 2000 anos atrás. Assim, como o leiloeiro, a mensagem hoje é: "QUEM AMA O FILHO TEM TUDO COM O PAI, E HERDARÁ SUAS RIQUEZAS" Deus não mente, ele é perfeito. Sua palavra nos deixa os ensinamentos e as promessas para quem O ama. Sua vida não é uma coincidência, é o reflexo do amor de Deus por ti...
Ana Karina Vitor de Jesus
Ed:
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PROGAMAÇÃO DE VISITA DO PADRE ÀS COMUNIDADES.

Programação de Julho, Agosto e Setembro.
DATA
HORA
             COMUNIDADE
LOCAL
JULHO
16 sábado
10: 00
Santa Luzia
175 S 1
16 sábado
18: 00
Casamento
Matriz
16 sábado
20: 00
São Cristóvão
Cidade
17 domingo
10: 00
São Francisco Xavier
152 Fax
19 terça-feira
10: 00
Santa Rita de Cássia
200 N 3
19 terça-feira
15: 00
Santo Expedito
200 N 1
20 quarta-feira
10: 00
São Miguel
170 N 2
20 quarta-feira
15: 00
Nossa Senhora do Carmo
175 N 1
20 quarta-feira
19: 30
São Pedro
175 Fax
21 quinta-feira
10: 00
São José
180 N 1
21 quinta-feira
19: 00
Nossa Senhora Aparecida
140 Fax
22 sexta-feira
10: 00
São Francisco Xavier
170 S 3
22 sexta-feira
15: 00
São Francisco de Assis
170 S 1
22 sexta-feira
20:00
São Cristóvão
Cidade
23 sábado
10: 00
São Francisco de Assis (Casamento)
219 N 2
23 sábado
19: 30
Casamento
Matriz
24 domingo
10: 00
São Pedro
195 Fax
24 domingo
10: 00
Jesus Bom Pastor
190 Fax
24 domingo
10: 00
Divino Espírito Santo
201 Fax
       25 a 30

Retiro dos agentes de Pastoral da prelazia
Betanha
30 sábado
20: 00
Nossa Senhora Aparecida
Cidade
AGOSTO
06 e 07 - ENCONTRO DO SETOR FREI GALVÃO - Nª Sª do P. Socorro-185 S1
09 terça-feira
10: 00
Nossa Senhora de Nazaré
201 S 1
09 terça-feira
15: 00
Nossa Senhora Aparecida
201 S 2
10 quarta-feira
09: 00
Nossa Senhora Aparecida
209 S 1
10 quarta-feira
11: 00
Pe. Josimo
209 S 2
10 quarta-feira
15: 00
Santa Luzia
209 S 3
11 quinta-feira
10: 00
Nossa Senhora de Lurdes
213 S 2
11 quinta-feira
15: 00
Nossa Senhora D’ Juda
213 N 1
11 quinta-feira
20: 00
D. Oscar
Cidade
12 sexta-feira

Atendimento
Matriz
12 sexta-feira
20: 00
D. Oscar
Cidade
13 sábado
09: 00
ENCONTRO DE CASAIS

13 sábado
19: 30
Santo Antonio – Missa e Bênção da Saúde
Cidade
14 domingo
10: 00
Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
170 N 1
16 terça-feira
10: 00
Cristo Redentor
195 S 2
16 terça-feira
10: 00
São Pedro
195 S 3
16 terça-feira
15: 00
São Raimundo Nonato
195 S 1
17 quarta-feira
10: 00
Sagrado Coração de Jesus
160 S 2
17 quarta-feira
15: 00
Santo Antonio
160 N 1
17 quarta-feira
18: 00
Santo Antonio
170 S 2
18 quinta-feira
10: 00
São Francisco de Assis
145 N 1
18 quinta-feira
16: 00
Nossa Senhora Aparecida
140 N 1
18 quinta-feira
18: 30
Nossa Senhora Aparecida
140 Fax
19 sexta-feira
10: 00
Bom Jesus
224 N1
19 sexta-feira
15: 00
Nossa Senhora Aparecida
213 Fax
20 sábado
09: 00
São Sebastião
190 N 1
20 sábado
11: 00
São João Batista
190 N 2
20 sábado
20: 00
São Cristóvão
Cidade
21 domingo
09: 00
Nossa Senhora da Glória
165 Fax
21 domingo
10: 30
Jesus Crucificado
156 Fax
23 terça-feira
10: 00
Nossa Senhora Aparecida
180 S 4
23 terça-feira
15: 00
Santa Luzia
180 S 2
23 terça-feira
17: 00
São Sebastião
180 S 1
24 quarta-feira
10: 00
Santa Luzia
180 S 6
24 quarta-feira
15: 00
Santa Tereza
185 S 4
24 quarta-feira
18: 00
Nossa Senhora Aparecida - Vila
185 S 5
25 quinta-feira
10: 00
Santo Antonio
180 S 5
25 quinta-feira
15: 00
Santa Luzia
190 S 4
25 quinta-feira
19: 30
Matriz
Cidade
26 sexta-feira

Atendimento
Matriz
26 e 27

CURSO DE NOIVOS

 27 e 28 - ENCONTRO DO SETOR Ir. DOROTHY. Comunidade São Sebastião 165 N 1
30 terça-feira
10: 00
Nossa Senhora do Rosário
200 N 5
30 terça-feira
15: 00
Bom Jesus
200 N 4
31 quarta-feira
10: 00
Sagrado Coração de Jesus
195 N 3
31 quarta-feira
19: 30
São Pedro
175 Fax
STEMBRO 

01 quinta-feira
10: 00
Deus dos Pobres
160 S 1
01 quinta-feira
10: 00
Nossa Senhora Aparecida
155 S 1
01 quinta-feira
15: 00
São Francisco de Assis
165 S 1
01 quinta-feira
15: 00
Santo Antonio
165 S 2
02 sexta-feira

Atendimento
Matrriz
 03 e 04 - REUNIÃO E FORMAÇÃO PARA O CPP E COODENAÇÃO DA CATEQUESE
03 sábado
20: 00
Nossa Senhora Aparecida
Cidade
04 domingo
09: 30
São José Operário
Cidade
04 domingo
17: 00
Santo Antonio
Cidade
06 terça-feira
10: 00
São Sebastião
170 S 3
 06 terça-feira
15: 00
Nossa Senhora de Fátima
170 S 2
07 quarta-feira
10: 00
Nossa Senhora Aparecida
190 S 3
07 quarta-feira
10: 00
Nossa Senhora Aparecida
190 S 2
07 quarta-feira
15: 00
Nossa Senhora da Imaculada Conceição
190 S 1
08 quinta-feira
10: 00
Nossa Senhora das Graças
219 N 2
08 quinta-feira
15: 00
São Francisco de Assis
 219 N 1
09 sexta-feira

Atendimento Matriz

10 sábado
10: 00
São Francisco de Assis
Zero 2
10 sábado
15: 00
São João Batista
Zero 3
10 sábado
20: 00
São Cristovão
Cidade
11 domingo
09: 30
Santa Clara
Cidade
13 terça-feira
10: 00
João XXIII
213 S 1
13 terça-feira
20: 00
Matriz - missa com bênção da saúde
Cidade
14 quarta-feira
10: 00
São João evangelista
180 S 3
15 quinta-feira

Jesus Salvador
140 N 2
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu