Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A FAMÍLIA E SEUS VALORES!


Deus nos criou e designou em família como a mais fundamental das relações humanas. A família célula vital da sociedade, santuário da vida, obra prima do criador desde sua origem traz em si inúmeros valores que por nenhuma razão ou circunstancias podem ser ofuscados, atrapalhados ou desprezados, pois, são de suma importância tanto para a Igreja, quanto para a sociedade.  O futuro da sociedade passa pela família, mesmo diante dos inúmeros desafios e das mais diversas ameaças, dos tempos atuais, tais como: famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados.
Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus. Pais que não têm nenhuma idéia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com seus rebentos rebeldes. Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão. O crescimento assustador da violência, da miséria, das drogas, e tantas outras desordens que tem ferido o âmago da família. Mesmo dentro do quadro acima apresentado a família continua sendo e representando uma esperança e uma alternativa, tendo em vista que é um dos tesouros mais importantes da sociedade, sendo, pois, patrimônio do mundo inteiro. Enfim, falar da família é falar da grandeza de Deus que quis ser família. Por isso, é dever de todos nós e de cada um a defesa dos princípios fundamentais da família, da sua dignidade, dos seus valores.
 A CRIAÇÃO DA FAMILIA. Antes de tudo, a família é uma instituição natural, uma comunidade simples estabelecida pelo próprio Deus (cf. Gn 1,28). Após concluir a obra da criação, Ele por sua benevolência e vontade, cria o homem e a mulher a sua imagem e os enviou a povoar a terra (cf. Gn 1,28). Formando "uma só carne" (cf. Gn 2,24; f. Mt 19,5-6). A família apresenta-se no desígnio do Criador, como "lugar primário da 'humanização' da pessoa e da sociedade" e "berço da vida e do amor".
A FAMÍLIA É APRIMEIRA ESCOLA DE   VALORES.
"A família é a primeira escola das virtudes sociais de que a sociedade tem necessidade". Frente a esta realidade a família traz em si inúmeros valores essenciais que por nada pode ser tolhido ou menosprezado. Visto que a família não é somente um lugar de crescimento pessoal, mas sim um lugar dos afetos, da transmissão da cultura entre as gerações, é uma comunidade de amor, de solidariedade, da partilha, da amizade, companheirismo, respeito e unidade.
Fonte: Diretório da pastoral familiar CNBB. n.116, Exortação Apostólica, Bíblia, José O. G. Silva.
Ed: Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu

sábado, 24 de setembro de 2011

A MISERICÓRDIA DE JESUS!

Vós sois justo, Senhor, em tudo o que fizestes. Pecamos contra Vós, não observamos os vossos mandamentos. Mas para glória do vosso nome, mostrai-nos a vossa infinita misericórdia. Ela está naquilo que eu falo... e muitas vezes, naquilo que eu calo.
Ela está na resposta das minhas orações, está no sofrimento, quando aprendo a ser melhor!
A misericórdia de Jesus está sobre a minha mesa quando eu me alimento. Está também na vasilhinha que o andarilho trouxe e eu enchi de comida.
Está no perdão que eu concedi, no julgamento que eu não fiz e nas moedas que eu dei ao embriagado, sem questionar o que ele faria com elas.
A misericórdia de Jesus está em toda parte quando permitimos. 
Está naquilo que deixamos de fazer para escutar alguém com atenção, ou correr atrás das crianças, filhos, irmãos ou sobrinhos.
Ela está na preocupação com nossos velhos, está na casa que limpamos todos os dias e que todos os dias temos muito mais para limpar!
A misericórdia de Jesus está no nosso respeito pelos animais e a natureza,quando compreendemos e nos sentimos abençoados pelo amor gratuito que deles recebemos.
Se você quiser sua vida pode ser um ato de misericódia e de aceitação da misericórdia de Deus.
"Deus nos criou sem nós, mas não quis salvar-nos sem nós." Acolher sua misericórdia exige de nossa parte a confissão de nossas faltas. "Se dissermos: 'Não temos pecado', enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos nossos pecados, Ele, que é fiel e justo, perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça" (1Jo 1,8-9). (Cat.§1847)
Este mar de misericórdia não pode penetrar em nosso coração enquanto não tivermos perdoado aos que nos ofenderam.
O amor, como o Corpo de Cristo, é indivisível: não podemos amar o Deus que não vemos, se não amamos o irmão, a irmã, que vemos. Recusando-nos a perdoar nossos irmãos e irmãs, nosso coração se fecha, sua dureza o torna impermeável ao amor misericordioso do Pai confessando nosso pecado, nosso coração se abre à sua graça. (Cat. §2840)
"Pode uma mãe esquecer-se do seu filho e não ter piedade do fruto de suas entranhas? Pois bem, mesmo que isto acontecesse, Eu não te esquecerei" (Is 49, 15).
Deus é Pai. Nessas três palavras está contida toda a grandeza da divina misericórdia. E, para ser mais preciso, devo acrescentar: Deus não é apenas um pai, mas um pai e uma mãe ao mesmo tempo.
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A PALAVRA SINCERA

Você sabia que a palavra "sincera" foi inventada pelos romanos? Eles fabricavam certos vasos com uma cera especial tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes.
Em alguns casos era possível distinguir os objetos guardados no interior do vaso. Para um vaso assim, fino e límpido, diziam os romanos:
Como é lindo! Parece até que não tem cera!
"Sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes.
Com o tempo, o vocábulo "sine cera" se transformou em sincero e passou a ter um significado relativo ao caráter humano.
Sincero é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações.
A pessoa sincera, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras os nobres sentimentos de seu coração.
Assim, procuremos a virtude da sinceridade em nossos corações. Sim, pois na forma de potencialidade ela está lá, aguardando o momento em que iremos despertá-la, e cultivá-la em nossos dias.
Se buscamos a riqueza do espírito, esculpindo seus valores ao longo do tempo, devemos lembrar-nos da sinceridade, deste revestimento que nos torna mais límpidos, mais delicados.
Por que razão ocultar a verdade, se é a verdade que nos liberta da ignorância? Por que razão usar disfarces, se cedo ou tarde eles caem e seremos obrigados a enfrentar as conseqüências funestas da mentira?
Por que razão dissimular, se não desejamos jamais ouvir a dissimulação na voz das pessoas que nos cercam?
Quem luta para ser sincero conquista a confiança de todos, e por conseqüência seu respeito, seu amor.
Quem é sincero jamais enfrentará a vergonha de ser descoberto em falsidades.
Quem luta pela sinceridade é defensor da verdade do Cristo, a verdade que liberta.
Sejamos sinceros, lembrando sempre que esta virtude é delicada, é respeitosa, jamais nos permitindo atirar a verdade nos rostos alheios como uma rocha cortante.
Sejamos sinceros como educadores de nossos filhos. Primemos pela honestidade ensinando-lhes valores morais, desde cedo, principalmente através de nossos exemplos.
Sejamos sinceros e conquistemos as almas, os corpos e os corações dos que nos cercam.
Sejamos o vaso finíssimo que permite a quem o observa, perceber seu rico conteúdo.
Sejamos sinceros, defensores da verdade acima de tudo, e carreguemos conosco não o fardo dos segredos, das malícias, das dissimulações, mas as asas da verdade que nos levarão a vôos cada vez mais altos.
Por fim, lembremo-nos do vaso transparente de Roma, e procuremos tornar assim o nosso coração.

Ed: Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Prelazia do Xingu

terça-feira, 20 de setembro de 2011

BUSCAI O SENHOR ENQUANTO PODEMOS ENCONTRAR!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e mandou-os para a sua vinha. Saiu a meia manhã, viu outros que estavam na praça ociosos e disse-lhes: ‘Ide vós também para a minha vinha e dar-vos-ei o que for justo’. E eles foram. Voltou a sair, por volta do meio-dia e pelas três horas da tarde, e fez o mesmo. Saindo ao cair da tarde, encontrou ainda outros que estavam parados e disse-lhes: ‘Porque ficais aqui todo o dia sem trabalhar?’ Eles responderam-lhe: ‘Ninguém nos contratou’. Ele disse-lhes: ‘Ide vós também para a minha vinha’. Ao anoitecer, o dono da vinha disse ao capataz: «Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, a começar pelos últimos e a acabar nos primeiros’. Vieram os do entardecer e receberam um denário cada um. Quando vieram os primeiros, julgaram que iam receber mais, mas receberam também um denário cada um. Depois de o terem recebido, começaram a murmurar contra o proprietário, dizendo: ‘Estes últimos trabalharam só uma hora e deste-lhes a mesma paga que a nós, que suportámos o peso do dia e o calor’. Mas o proprietário respondeu a um deles: ‘Amigo, em nada te prejudico. Não foi um denário que ajustaste comigo? Leva o que é teu e segue o teu caminho. Eu quero dar a este último tanto como a ti. Não me será permitido fazer o que quero do que é meu? Ou serão maus os teus olhos porque eu sou bom?’ Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos». Mateus 20, 1-16a
Eu sou a salvação do meu povo, diz o Senhor.
 Quando chamar por Mim nas suas tribulações, Eu o atenderei e serei o seu Deus para sempre.
Sempre que a comunidade cristã se reúne ao domingo para ouvir a Palavra e para celebrar a Eucaristia, aproxima-se do Senhor e nEle encontra luz e força para se orientar na vida. Este contato com Deus confirma-nos no Seu amor e aumenta em nós a esperança. O Senhor preocupa-se conosco, procura-nos em cada instante, convida-nos a trabalhar na nossa santificação.
Há momentos na vida que são mais favoráveis para este encontro com Jesus: como um acontecimento que nos inquieta, uma leitura que fazemos um pensamento que nos aborda de modo repentino.
É o Senhor que passa à nossa porta nos chamando e não devemos fechá-la, visto que chegará um dia em que o Senhor passará pela última vez. E, como não sabemos quando será, devemos está sempre vigilantes.
 É o Senhor que nos procura, como o dono da vinha do Evangelho acima, e procura-nos com insistência: sai de madrugada à nossa procura, porque o amor tem pressa, o amor deseja encontrar a pessoa amada. E, como o amor é insistente, o Senhor vem sempre, a cada momento, em cada ocasião, sempre à nossa procura: pelas nove, ao meio-dia, pelas três… e até mesmo às cinco da tarde, quando o sol já se esconde, o Senhor vem novamente! Sempre é tempo de conversão, sempre é tempo de voltar para o Senhor! Aí, então, experimentaremos que tudo é graça, que o pensamento de Deus para nós é amor que não é mesquinho, que sabe tratar a todos com generosidade, fazendo primeiro no seu Reino aquele que tem coragem de crer no amor, de ir ao encontro do Senhor mesmo que seja a última hora! 
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu 

sábado, 17 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DE VISITA ÀS COMUNIDADES




IDE POR TODO MUNDO E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODOS OS POVOS.
Data
Horas
Comunidade
Local
SETEMBRO
22 quinta-feira
10: 00
São Sebastião
175 S 3
22 quinta-feira
16: 00
Santa Luzia
175 S 1
23 sexta-feira
16: 00
São Francisco de Assis - Casamento
145 N 1
24 sábado
20: 00
Santo Antonio
Cidade
25 domingo
08: 00
Encontro vocacional
Matriz
29 quinta-feira
10: 00
São Miguel
170 N 2
29 quinta-feira
15: 00
Nossa Senhora do Carmo
175 N 1
29 quinta-feira
20: 00
Matriz
Cidade
30 sexta-feira

Atendimento
Matriz
OUTUBRO
01 sábado
09: 00
Reunião do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP)
 01 sábado
20: 00
Nossa Senhora Aparecida
Cidade
04 terça-feira
09: 00
São Francisco de Assis
170 S 1
04 terça-feira
19: 30
Matriz

05 quarta-feira
10: 00
São Francisco de Assis
Rio Iriri
07 sexta-feira
20: 00
Nossa Senhora Aparecida (Casamento)
Cidade
08 sábado
09: 00
Formação com os ministros Extra-ordinário da Comunhão!
09 domingo
09: 00
Nossa Senhora Aparecida
Cidade
11 terça-feira
10: 00
Nossa Senhora de Lurdes
213 S 2
11 terça-feira
15: 00
Nossa Senhora D’ Ajuda
213 N 1
11 terça-feira
18: 00
São Pedro
195 Fax
12 quarta-feira
08: 00
Matriz
Cidade
12 quarta-feira
 10: 30
Nossa Senhora Aparecida
213 Fax
12 quarta-feira
16: 30
Nossa Senhora Aparecida
160 S 1
12 quarta-feira
19: 00
Nª Sª  Aparecida (Com Procissão e Bênção da Saúde)
140 Fax
13 quinta-feira
10: 00
Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
185 S 1
13 quinta-feira
15: 00
Santa Luzia
190 S 4
13 quinta-feira
20: 00
Bênção da Saúde
Matriz
14 sexta-feira

Atendimento
Matriz
15 sábado
10: 00
São Sebastião
165 N 1
15 sábado
15: 00
Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
170 N 1
15 sábado
18: 00
Casamento
Matriz
15 sábado
20: 00
Santo Antonio
Cidade
16 domingo
09: 00
Santa Clara
Cidade
16 domingo
10: 30
Nossa Senhora da Glória
165 Fax
18 terça-feira
09: 00
Nossa Senhora da Imaculada Conceição
190 S 1
20 quinta-feira
20: 00
Tríduo na matriz
Cidade
21 sexta-feira
20: 00
Tríduo na matriz
Cidade
22 sábado
19: 30
Procissão Luminosa
Cidade
22 sábado e 23 domingo:  FESTIVIDADE DA  PAROQUIA
30 domingo
09: 00
Encontro do Setor São Francisco de Assis
201 Fax
NOVEMBRO
01 terça-feira
10: 00
Santa Rita de Cássia
200 N 3
01 terça-feira
15: 00
Santo Expedito
200 N 1
02 quarta-feira

Finados

03 quinta-feira
10: 00
Pe. Josimo
209 S 2
03 quinta-feira
15: 00
Santa Luzia
209 S 3
04 sexta-feira

Atendimento
Matriz
05 sábado
10: 00
Santa Tereza 
185 S 4
05 sábado
15: 00
Santa Luzia
180 S 6
 05 sábado
17: 30
Nossa Senhora Aparecida
185 S 3
06 domingo
10: 00
São Francisco Xavier
152 Fax
15 terça-feira
10: 00
São Francisco de Assis
Zero 2
15 terça-feira
15: 00
Nossa Senhora Aparecida
140 N 1
16 quarta-feira
10: 00
Santo Antonio
160 N 1
17 quinta-feira
10: 00
Sagrado Coração de Jesus
160 S 3
17 quinta-feira
15: 00
Deus dos Pobres
160 S 2
18 sexta-feira

Atendimento
Matriz
19 sábado
10: 00
Santo Antonio
180 S 5
19 sábado
15: 00
Nossa Senhora das Dores
185 s 2
19 sábado
20: 00
São Cristóvão
Cidade
20 domingo
10: 00
Jesus Crucificado
156 Fax
22 terça-feira
10: 00
Nossa Senhora Aparecida
201 S 2
22 terça-feira
15: 00
Nossa Senhora de Nazaré
201 S 1
23 quarta-feira
10: 00
São Francisco Xavier
170 S 3
23 quarta-feira
15: 00
Santo Antonio
170 S 2
24 quinta-feira
10: 00
São Raimundo Nonato
195 S 1
24 quinta-feira
15: 00
Cristo Redentor
195 S 2
25 sexta-feira

Atendimento
Matriz
26 sábado
10: 00
João XXIII
213 S 1
26 sábado
19: 30
Jesus Bom Pastor  (Casamento)
190 Fax
27 domingo
09: 15
São José
Cidade
27 domingo
20: 00
1ª comunhão
Matriz
29 terça-feira
10: 00
Nossa Senhora Aparecida
180 S 4
 29 terça-feira
15: 00
São Sebastião
180 S 1
30 quarta-feira
10: 00
São Pedro
195 S 3
30 quarta-feira
20: 00
São Pedro
175 Fx
DEZEMBRO
01 quinta-feira
10: 00
Sagrado Coração de Jesus
195 N 3
01 quinta-feira
15: 00
São João Batista
190 N 2
02 sexta-feira
10: 00
Nossa Senhora Aparecida
155 S 1
03 sábado
10: 00
Santa Luzia
180 S 2
03 sábado
15: 00
Casamento
Matriz
03 sábado
19: 30
Divino Espírito Santo
201 Fax
08 quinta-feira
10: 00
Nossa Senhora da Imaculada Conceição
190 S 1
08 quinta-feira
 15: 00
São Sebastião
190 N 1
09 sexta-feira
10: 00
Nossa Senhora do Rosário
200 N 5
09 sexta-feira
15: 00
São José
200 N 2
10 sábado
10: 00
São José
180 N 1
13 terça-feira
10: 00
Santa Luzia
175 S 1
13 terça-feira
20: 00
Benção da Saúde
Matriz
14 quarta-feira
10: 00
Santo Antonio
160 S 2
14 quarta-feira
15: 00
São Francisco de Assis
160 S 1
15 quinta-feira
10: 00
Bom Jesus da Lapa
224 S 1
16 SEX a 18 DOM ASSEMBLÉIA PAROQUIAL