Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO, 2012

Com a bênção e as graças de Deus, chegamos ao fim de mais um ano. É momento de agradecer pelo dom da vida, pelas pessoas com as quais convivemos neste amo e pelos sinais de amor solidariedade e respeito à vida.
Temos a certeza que em 2012 continuaremos juntos com a graça de Deus, recebendo diariamente as bênçãos do céu, e de mãos dadas e de corações unidos levaremos juntos a mensagem da Boa Nova de Jesus Cristo a todos a todos os povos, e reafirmamos o compromisso com a vida e a dignidade humana. Anunciando a Justiça e a Paz sinal do Reino de Deus. "Felizes os que promovem a paz: eles serão chamados filhos de Deus" (Mi 5,9) "Felizes os que têm fome e sede da justiça: eles serão saciados" (Mt5,6)
Despedimo-nos de 2011, saudamos esperançoso o Ano-Novo que chega sob o olhar de Maria, Mãe de Deus, levando o Menino para ser circuncidado e para receber o nome de “Jesus”, que significa “Salvador”, síntese da missão de Jesus Cristo neste mundo.
No entanto, vamos pensar em novo, em começo: Começo de um novo tempo, de uma nova vida, de um novo amanhecer. Começar significa ter esperanças, renascer, reconstruir, deixando para trás o que não foi bom: as mágoas, os ódios, os momentos de tristezas e angustias, e guardando no coração as coisas boas, o amor, as alegrias, os gestos de solidariedade..."Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, eu nada seria.” Imploremos ao “Senhor que nos abençoe e nos guarde! Faça brilhar sobre nós a sua face e se compadeça de nós! O Senhor volte para nós o seu rosto e nos dê a paz’, hoje e ao longo.
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

HONRE SEU PAI E TERÁ VIDA LONGA

Deus honra o Pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração cotidiana. Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros.
Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido.
Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida, mas servirá para reparar os teus pecados a e, na justiça, será para tua edificação. (Eclesiástico 3,3-7.14-17a)
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Prelazia do Xingu

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

DOIS AMIGOS

Diz a lenda que dois amigos caminhavam no deserto. A certa altura da viagem começaram a discutir e um dos amigos deu uma bofetada no outro.
Angustiado, mas sem nada dizer, escreveu na AREIA:
O MEU MELHOR AMIGO DEU-ME HOJE UMA BOFETADA.
Seguiram, caminhando até que chegaram a um oásis, onde decidiram tomar banho.
O amigo que havia sido esbofeteado começou a afogar-se, mas o seu amigo salvou-o
Depois de se recuperar, escreveu numa pedra:
O MEU MELHOR AMIGO HOJE SALVOU A MINHA VIDA.
O amigo que havia esbofeteado e salvo o seu melhor amigo perguntou:
Quando estavas angustiado escreveste na areia e agora, escreveste numa pedra. Por quê?
O outro amigo respondeu-lhe:
Quando alguém nos faz mal devemos escrever isso na areia para que os ventos do perdão façam desaparecer a frase.
Mas quando alguém faz algo de bom por nós, devemos gravar isso em pedra para que nenhum vento o faça desaparecer!
Ed:
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Prelazia do Xingu
Autor desconhecido


SEMENTES

Um homem trabalhava em uma fábrica distante cinqüenta minutos de ônibus da sua casa. No ponto seguinte entrava uma senhora idosa que sempre sentava-se junto à janela. Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora.
A cena sempre se repetia e um dia, curioso, o homem lhe perguntou o que ela tanto jogava pela janela?
- Jogo sementes, respondeu ela.
- Sementes? Sementes de quê?
- De flores. É que eu olho para fora e acho a estrada é tão vazia. Gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho. Imagine como seria bom!
 - Mas as sementes caem no asfalto, responde o senhor, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos.
- A senhora acha mesmo que estas sementes vão germinar na beira da estrada?
- Com delicadeza ela responde. Acho meu filho! Mesmo que muitas se percam, algumas delas acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.
- Mesmo assim, demoram para crescer, precisam de água…
- Ah, eu faço a minha parte, diz a senhora: Sempre há dias de chuva. E se alguém jogar as sementes, um dia as flores nascerão. Dizendo isso, virou-se para a janela aberta e recomeçou seu trabalho.
O homem desceu logo adiante, achando que a senhora já estava senil.
Algum tempo depois … Um dia, no mesmo ônibus, o homem ao olhar para fora percebeu flores à beira da estrada. Muitas flores, a paisagem colorida, perfumada e linda! Lembrou-se então daquela senhora. Procurou-a em vão. Perguntou ao cobrador, que conhecia todos os usuários no percurso.
- Cadê aquela senhora que joga sementes pela janela?
- A velhinha das sementes? Pois é, morreu há quase um mês.
O homem voltou para o seu lugar e continuou olhando a paisagem florida pela janela e pensou:
- “Quem diria, as flores brotaram mesmo. Mas de que adiantou o trabalho
dela? Morreu e não pode ver toda esta beleza”.
Nesse mesmo instante, ouviu risos de criança. No banco à frente, uma garotinha apontava pela janela toda entusiasmada:
- Mamãe, olha, que lindo! Quantas flores pela estrada! Como se chamam aquelas flores? Então, o senhor entendeu o que aquela senhora havia feito. Mesmo não estando ali para ver, fez a sua parte, deixou a sua marca, a beleza para a contemplação e a felicidade das pessoas.
No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se junto à janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso. E assim, deu continuidade à vida, semeando o amor, a amizade, o entusiasmo e a alegria.
“O futuro depende das nossas ações no presente. E se semeamos boas
sementes, os frutos serão igualmente bons.”
Vamos semear nossas sementes agora!

Ed:
Pe. Jeova de Jesus Morais
Pároco de Uruara
Prelazia do Xingu
Autor desconhecido

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

JESUS O FILHO DA VIRGEM MARIA

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgen era Maria.
O anjo entrou onde ela estava, e disse: Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.» Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?»
O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.» Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou. (Lc. 1,26-38)
Ed:
Pe. Jeova de Jesus Morais
Paroco de Uruara
Prelazia do Xingu

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PARA CADA DIA BASTA SUA CARGA!

Se for verdade que a cada dia basta sua carga, por que então teimamos em carregar para o dia seguinte nossas mágoas e dores? Há ainda os que carregam para a semana seguinte, o mês seguinte e anos afora... Nos apegamos ao sofrimento, ao ressentimento, como nos apegamos a essas coisinhas que guardamos nas nossas gavetas, sabendo inúteis, mas sem coragem para jogar fora.
Vivemos com o lixo da existência, quando tudo seria mais claro e límpido com o coração renovado.
As marcas e cicatrizes ficam para nos lembrar da vida, do que fomos, do que fizemos e do que devemos evitar. Não inventaram ainda uma cirurgia plástica da alma, onde podem tirar todas as nossas vivências e nos deixar como novos! Ainda bem...
Não devemos nos esquecer do nosso passado, de onde viemos, do que fizemos e dos caminhos que percorremos. Não podemos nos esquecer de nossas vitórias, nossas quedas e nossas lutas. Menos ainda das pessoas que encontramos, essas que direcionaram nossas vidas, muitas vezes sem saber.
O que não podemos é carregar dia-a-dia, com teimosia, o ódio, o rancor, as mágoas, o sentimento de derrota e o ressentimento.
Acredite ou não, mas perdoar a quem nos feriu dói mais na pessoa do que o ódio que podemos sentir durante toda uma vida.
As mágoas envelhecidas transparecem no nosso rosto e nos nossos atos e moldam nossa existência.
Precisamos, com muita coragem e ousadia, abrir a gaveta do nosso coração e dizer: eu não preciso mais disso, isso aqui não me traz nenhum benefício.
E quando só ficarem a lembrança das alegrias, do bem que nos fizeram, das rosas secas, mas carregadas de amor, mais espaço haverá para novas experiências, novos encontros. Seremos mais leves, mais fáceis de ser carregados, mesmo por aqueles que já nos amam.

Não é a expressão do rosto que mostra o que vai ao coração?
De coração aberto e limpo nos tornamos mais bonitos e atraentes e as coisas boas começam a acontecer.
Sua vida é única e você é único. Sua vida merece que, a cada dia, você dê uma chance para que ela seja plena e feliz.
Purifique seu coração neste final de 2011e comece o ano novo cheio de novas atitudes:
FELIZ 2012, COM MUITA PAZ, AMOR E PERDÃO EM TEU CORAÇÃO
Texto: Letícia Thompson
Ed:
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Pá

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL DE D. ERWIN AO POVO DO XINGU

Eu sou aquele que está convosco" (Ex 3,14)Deus vê a miséria do povo, ouve o seu clamor, conhece a sua angústia.
Deus desce para libertá-lo do cativeiro e o leva à Terra do Bem-Viver.
Mas Deus continua invisível, insondável, misterioso, inacessível.
"Nasceu-vos hoje um Salvador" (Lc 2,11)           Deus se torna humano e nasce na gruta de Belém. É o filho de Maria de Nazaré. Seu nome é Jesus.
Ele proclama o Reino da Justiça e da Paz, é perseguido, condenado e morre na cruz. Mas vence a morte, salva e liberta da escravidão, angústia e miséria.
"Estou convosco todos os dias" (Mt 28,20)
Natal é caminhar com Deus na Justiça, no Amor e na Paz.
Natal é confiar no Deus presente, apesar de injúrias e derrotas.
Natal é defender as maravilhas de Deus no Xingu e em todo o planeta.
Meu querido povo do Xingu, da Transamazônica leste e oeste, do baixo, médio e alto Xingu e de Altamira, Que Deus nos conceda a graça de viver a Boa Nova do Natal, todos os dias do Ano Novo e sempre.
Com um cordial abraço,
Erwin, bispo do Xingu
Ed:
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Prelazia do Xingu

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL


O Natal do Senhor, tempo de ternura, de alegria e de renovada esperança. Muitas vezes nos deparamos com a escuridão.
Escuridão é ausência de luz, e a Luz verdadeira e sem ocaso é o próprio Deus. 
O clarão que rompe as trevas é a chegada do Messias, O Emanuel, Deus está conosco! As profecias de Isaías assumem uma nova esperança, fazendo reviver o clima de alegria e expectativa da libertação:
Ao povo oprimido e aflito que andava na escuridão, apareceu “uma grande luz”, Deus no seu infinito plano de amor. Tomou a condição humana no seio virginal de Maria e veio habitar entre nós. “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós”. (Jo. 1,14a) “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho nascido de mulher para que todos recebessem a filiação adotiva” (Gal 4-5).
Natal é acontecimento de luz, é a festa da luz: na Criança de Belém, a luz primordial volta a resplandecer no céu da humanidade e dissipa as obscuridades do pecado. Em meio à simplicidade de uma manjedoura, na cidade de Belém da Judéia o Amor nasceu no seio da Virgem Maria. Tornou-se um de nós para nos salvar, amar e ser amado. Com o coro dos anjos cantando: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra, paz aos que são do seu agrado” (Lc 2, 14), ali se fez Natal para todos.
O brilho do triunfo definitivo de Deus aparece no horizonte da história para indicar aos homens e mulheres a alegria definitiva. Por um anjo, aos pastores foi dito: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todos. Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!” (Lc 2, 10-11). Após longa espera, irrompe finalmente o esplendor da Nova Aurora. Nasceu o Messias, Deus está conosco! Nasceu Aquele que foi predito pelos profetas e esperado com amor de mãe pela Virgem Maria.
 No silêncio e no crepúsculo da noite, a Palavra faz-se Luz e Mensagem de libertação.
O Natal é a celebração do amor de Deus. Ele nos encoraja para o compromisso concreto com a defesa e a promoção da vida, superando toda violência e aprofundando a justiça, a solidariedade e a Paz sinal do Reino de Deus.. “Porque a Vida se manifestou, nós a vimos, dela damos testemunho, e lhes anunciamos a Vida Eterna” (1 Jo 1,2).
Neste tempo do Natal, preparemo-nos para a celebração do nascimento do Senhor Jesus Cristo. 
 A paróquia Nossa Senhora de Fátima de Uruará deseja ao Povo de Deus, a todos os homens e mulheres de boa vontade, a cada pessoa e a cada família a mais plena ALEGRIA acompanhada de muita PAZ e VIDA em abundância, sinal da presença do Deus-Menino entre nós, O Emanuel, Deus está conosco.
Quanto mais longe ficamos da data do nascimento do Cristo, tanto mais próximos estamos de Sua segunda vinda.“Eis que estou convosco até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Esta é a grande promessa de Jesus para todos os que creem n’Ele, a qual nos enche de esperança, confiança e certeza de que jamais setaremos.
Confiamos à intercessão da Virgem Maria todos os sonhos e esperanças de nosso Povo para 2012.
Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de alegria, de paz e de Bênçãos de Deus.
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Pa
Prelazia do Xingu

sábado, 10 de dezembro de 2011

A GRAÇA DE DEUS NÃO TEM LIMITES

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo. Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade, para o louvor da sua glória e da graça que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido. Por meio do sangue de Cristo é que fomos libertos e nele nossas faltas foram perdoadas, conforme a riqueza da sua graça. Em Cristo recebemos nossa parte na herança, conforme o projeto daquele que tudo conduz segundo a sua vontade: fomos predestinados a ser o louvor da sua glória nós que já antes esperávamos em Cristo. Efésios 1, 3-7; 11-12
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Prelazia do Xingu

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

OS DOIS BEBÊS NO VENTRE DA MÃE

No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês.
O primeiro pergunta ao outro:
1 - Você acredita na vida após o nascimento?
2 - Certamente que sim. Algo tem de haver após o nascimento! Talvez estejamos aqui, principalmente, porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.
1 - Bobagem, não há vida após o nascimento. E como verdadeiramente seria essa... vida, se ela existisse?
2 - Eu não sei exatamente, mas por certo haverá mais luz lá do que aqui...Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comamos com a boca.
1 - Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Eu digo somente uma coisa: a vida, após o nascimento, está excluída. o cordão umbilical é muito curto!
2 - Na verdade, certamente, há algo depois do nascimento. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui...
1 - Mas ninguém nunca voltou de lá, para falar sobre isso. O parto apenas encerra a vida. E, afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.
2 - Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.
1 - Mamãe? Você acredita na mamãe? E onde ela supostamente está?
2 - Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e, através dela, nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria!
1 - Eu não acredito. Eu nunca vi nenhuma mamãe. Por isso, é claro, que não existe mamãe nenhuma!
2 - Bem, mas às vezes quando estamos em silêncio, podemos ouvi-la cantando; ou sentimos como ela afaga nosso mundo... Saiba: eu penso que só depois de nascidos nossa vida será mais “real”, pois ela tomará nova dimensão. Porque aqui, aonde estamos agora, apenas estamos nos preparando para essa outra vida...
"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. (São João 11,25)
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna" (Jo 6,54)
 "...... Além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, nunca poderia passar daqui para junto de vocês, nem os daí poderiam atravessar até nós’.  O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai,  porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não acabem também eles vindo para este lugar de tormento’. Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas: que os escutem!’  O rico insistiu: ‘Não, pai Abraão! Se um dos mortos for até eles, eles vão se converter’.  Mas Abraão lhe disse: ‘Se eles não escutam a Moisés e aos profetas, mesmo que um dos mortos ressuscite, eles não ficarão convencidos’.» (Lc, 16, 19-31)"
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

8 de Dezembro mais do que memória ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos. A Imaculada Conceição é a solenidade da concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da mácula do pecado original, porque ela estava cheia de graça divina. Ela foi concebida sem o pecado original e viveu uma vida completamente livre desta mancha que aflige a humanidade.
A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. 
E foi solenemente definida como dogma de fé pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja definiu o dogma com base na bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel:
“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» Lc 1, 26-28 )”, bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, ( E o Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1, 14a), era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.
NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO. ROGAI POR NÓS!
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará- Prelazia do Xingu