Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

AMARÁS O SENHOR TEU DEUS!

Nada nos pode separar do amor de Deus. “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:38-39. O amor de Deus é um amor de sacrifício. João diz em seu evangelho 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” O amor de Deus dura para sempre. O Salmo 136,1afirma: “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.”
ACIMA DE TUDO O AMOR! Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria. O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão a ciência também desaparecerá. Pois o nosso conhecimento é limitado; limitada é também a nossa profecia. 1 Coríntios 13:4-9.
O AMOR É O RESUMO DA LEI DE DEUS! 
 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz. (1 João 2:7-8). Em Mateus 5:43, 44 diz: “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas (Mateus 22:37-40).”
O NOSSO AMOR A DEUS CONSISTE EM GUARDAR SEUS MANDAMENTOS!
“Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.” (João 5:3). Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça. João diz no Apocalipse 2:4-5 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. Amar a Deus de todo o nosso coração, alma, entendimento e forças está muito acima de apenas um sentimento, mas também da obediência.
Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. (João 14-23). Amar a Deus dessa forma, com todas nossas forças significa guardar sua palavra em nossos corações, e com todas as forças obedece-la-ás, para não pecar contra Deus. O Salmista disse: Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. (Salmos 119-11). E todo este esforço em amor a Deus, de guardar a palavra do Senhor tem seus benefícios. O Filho que ama o Pai e o agrada, certamente que recebe presentes do Pai. Exemplos na Palavra do Senhor: E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8-28) Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam. (Tiago 2-5). Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. (I Corintios 2-9). O Senhor preserva todos os que o amam, mas a todos os ímpios ele os destrói. (Salmos 145-20).
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará