Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO - Lc 15.11-32

Um das mais bela das parábolas de Jesus, impregnada da infinita misericórdia do coração de Deus, que penetra na profundidade da alma humana, onde se desenrola o drama do pecado. 
«Aquele filho, que recebe do pai a sua parte da herança, abandona a casa paterna e vai para uma terra distante, vivendo uma vida desregrada, de certo modo,  ele representa o homem de todos os tempos, começando por aquele que em primeiro lugar perdeu a herança da graça e da justiça original. 
A analogia neste ponto é muito ampla. 
A parábola aborda indiretamente todo o tipo de rupturas da aliança de amor, todas as perdas da graça e todo o pecado (Encíclica Dives in misericordia, nº 5; ver tb. Catecismo da Igreja Católica, nº 1439). 
Dá-me a parte da herança:
 Segundo Dt 21, 17 pertencia-lhe um terço, havendo só dois filhos. O pai podia fazer as partilhas em vida (cf. Sir 30, 28ss). 
 Partiu: 
O pecado do filho foi abandonar o pai, esbanjar os seus bens e levar uma vida desregrada.
 Uma grande fome:
 É a imagem do vazio e insatisfação que sente o homem quando está longe de Deus, em pecado. 
Cuidar de porcos: 
era uma humilhação abominável para um judeu, que era proibido criar e comer porcos. Esta situação para um filho duma boa família era absolutamente incrível, o cúmulo da baixeza e da servidão. 
A comida dos porcos: 
O rapaz já se contentaria com uma tão indigesta e indigna comida, mas nem isso lhe era permitido! Aqui fica bem retratada a humilhação do pecado e a escravidão a que se submete o homem pecador (cf. Rom 1, 25; 6, 6; Gal 5, 1).
 O filho pretendia ser livre da tutela do pai, mas acaba por perder a liberdade própria da sua condição: imagem do pecador que perde a liberdade dos filhos de Deus (cf. Rom 8, 21; Gal 4, 31; 5, 13) e se sujeita à tirania do demônio, das paixões. 
 Então, caindo em si: 
A degradação a que a loucura do seu pecado o tinha levado, agora o leva a refletir, o primeiro passo para conversão, e decidir pela única saída digna e válida. Vou voltar para casa do meu pai: 
 Indica a atitude de quem começa a erguer-se da sua profunda miséria.
 Pequei contra o Céu e contra ti: 
nesta expressão retrata-se a dimensão transcendente do pecado; não é uma simples ofensa a um homem, é ofender a Deus, uma ofensa de algum modo infinita! O filho não busca desculpas, reconhece sinceramente a enormidade da sua culpa. 
Trata-me como um dos teus trabalhadores:
É maravilhoso considerar como naquele filho arrependido começa a brotar o amar ao pai; o que ele quer é ir para junto do pai, estar junto a ele é o que o pode fazer feliz! 
 Por outro lado, não se atreve a pedir ao pai que o admita no gozo da sua antiga condição de filho, porque reconhece a sua indignidade, já não mereço ser chamado teu filho. 
 Ainda ele estava longe, quanto o pai o viu:
 Este fato nos leva crer que o pai não só desejava ansiosamente o regresso do filho, mas também, muitas vezes, observava ao longe o caminho, na esperança de ver o filho voltar para casa, uma clara imagem de como Deus aguarda a conversão do pecador. 
Encheu-se de compaixão... e correu: 
é impressionante o contraste entre o pai que corre para o filho e o filho que simplesmente caminha para o pai. A misericórdia corre, é uma belíssima e expressiva imagem do amor de Deus para com um pecador arrependido! 
 Pai, pequei:
 Apesar de se ver acolhido pelo pai, o filho não se recusa de confessar o seu pecado e de manifestar a atitude interior que o move a regressar.  
A melhor túnica, o anel, o calçado:  
São imagens da graça, o traje nupcial (cf. Mt 22, 11-13); assim nos espera o Senhor no Sacramento da Reconciliação, não para nos condenar ou recriminar, mas para nos receber na sua casa, restituindo-nos, cheio de misericórdia, a graça perdida. 
Comamos e festejemos: 
A imagem da Sagrada Eucaristia, segundo um sentido espiritual corrente.
 O FILHO MAIS VELHO.
Esta segunda parte da parábola não se pode limitar a uma censura dos fariseus e escribas, cumpridores da lei, mas insensíveis ao amor. A parábola é também uma lição para todos nós, a fim de que imitemos a misericórdia de Deus para com um irmão que pecou (cf. Lc 6, 36); ele é sempre nosso irmão. 
A MISERICÓRDIA DE DEUS.
A misericórdia de Deus é tão grande, que ultrapassa uma lógica meramente humana; esta segunda parte da parábola põe em evidência a misericórdia de Deus a partir do contraste com a mesquinhez do filho mais velho.
 Essa parábola mostra Deus na figura do Pai e cada um de nós na figura do irmão mais velho, que rejeita a conversão de seu irmão, ou na figura do irmão mais novo, que vive uma vida cheia de pecados. 
Deus na figura do pai tem paciência com seus filhos pecadores. 
O pai descrito na parábola é muito paciente com o absurdo que o filho mais novo fez. O Pai não estava preocupado com os bens materiais que se perderam, mas com o crescimento do filho. Esse pai soube esperar o filho crescer e se arrepender de seus pecados. A paciência de Deus visa dar tempo para cairmos em si e nos arrependermos dos nossos pecados.
Pe. Jeová de Jesus Morais.

terça-feira, 14 de abril de 2015

SÓ QUERO VIVER EM PAZ E SER FELIZ.

Eu só quero viver em paz, ser feliz e desfrutar do que Deus nos deixou no mundo:
(Então Deus disse: «Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra»........ E Deus os abençoou e lhes disse: «Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra». E Deus disse: «Vejam! Eu entrego a vocês todas as ervas que produzem semente e estão sobre toda a terra, e todas as árvores em que há frutos que dão semente: tudo isso será alimento para vocês......... ». E assim se fez......  Gn. 1,26-31):
DO QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A VIDA.
Viver feliz e ter paz é poder pescar com os amigos, comer peixe assado, tomar cerveja, com moderação, jogar conversa fora e sorri um com os outros e um dos outros. Ser amigo entre os amigos e irmão entre os irmãos. Respeitar as pessoas como imagem e semelhança do Criador. Respirar um ar puro, praticar o bem e amar gratuitamente sem esperar nada em troca. 
Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salva-la-á! Portanto, de que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Mc. 8,35-36 
Não preciso de riquezas para ser feliz, só preciso do suficiente para vive com dignidade. Apenas quero sentir Deus na minha, o que Ele nos fala em nossos corações em um simples soprar do vento, nas águas que correm nas estrelas do céu, no sorriso da criança e no amor de seu filho Jesus Cristo.
Pe. Jeová de Jesus Morais.