Podemos dizer que a Quaresma é:
Preparação para o ponto culminante da vide cristã, (A festa da Páscoa). Por isso é preciso um tempo, uma quarentena de preparação, de renovação ou retiro de toda a Igreja e de todos os cristãos em atenção ao mistério pascal de Cristo, passagem do mundo para o Pai.
Os quarenta dias santos são uma resposta ao mistério particular do Senhor Jesus: o do seu retiro ou deserto durante quarenta dias, o que equivale a um tempo de decisão.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é narradas as passagens dos quarenta dias do dilúvio, na época de Noé, dos quarenta anos de peregrinação do povo de Israel pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses tempos vêm sempre antes de passagens importantes na vida pessoal ou comunitária, antes de uma tomada de decisão.
Quaresma, tempo de preparação para o batismo, para a reconciliação e para a identificação com a páscoa de Cristo. Um período intenso de iniciação ou reiniciação da vida cristã, uma ocasião apropriada para celebrar comunitariamente a penitência, um momento propicio para opções e propósitos libertadores. É tempo de uma parada para revisão pastoral.
A Igreja católica indica, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três prioridades para a vida do cristão: a oração, a penitência e a caridade. Os cristãos são convidados a recolher-se a uma reflexão pessoal buscando aproximar-se de Jesus Cristo e do seu mistério.
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando que a vida neste mundo a efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. "voltamos ao pó" é isto que as cinzas lembram. Por causa do pecado, Deus disse a Adão: "És pó, e ao pó tu hás de tornar". (Gênesis 2, 19)
A quaresma ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos); contando os domingos são quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.
As celebrações da semana santa têm início no Domingo de Ramos, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O Domingo de Ramos nos introduz na Semana Santa.
Depois, celebra-se a Ceia do Senhor, (a Instituição da Eucaristia) realizada na quinta-feira santa e a noite a celebração do lava pés.
Depois, vem a celebração da sexta-feira da Paixão, com a via sacra, fazendo o caminho do sacrifício do Senhor e às 15hs adoração da Santa Cruz, (memória da morte do Senhor).
No sábado à noite, (o Sábado de Aleluia), é celebrada a missa da Páscoa, da Ressurreição do Senhor, o fogo novo. O Círio Pascal é acesso símbolo da renovação de nova vida.
Domingo continua com a Festa da Páscoa.
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Pa.
Paróquia Nossa Senhora de Fatima de Uruará, Prelazia do Xingu, Fundada em 1991 pelo Bispo D. Erwin Kräutler. Pároco: Pe. Jeová de Jesus Morais.
Quem sou eu
- Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Uruará-pa, Prelazia do Xingu
- Uruará, Pará, Brazil
- Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário