Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sábado, 30 de outubro de 2010

FESTIVIDADE DA PARÓQUIA DE URUARÁ - 2010.

A festividade da padroeira de Uruará foi realizada no último final de sema, dias 23 e 24 de outubro de 2010.Tema central da festividade: Nossa Senhora de Fátima, Mãe de Deus e nossa mãe.               
 O tríduo em preparação a festa teve início no dia 21 às 19hs:30ms, com o tema:
“O Senhor está contigo.”

Dia 22 a segunda noite do tríduo no mesmo horário e teve como tema:
“Fazei tudo o que ele vos disser.”

Dia 23 as 20hs a última noite do tríduo com a ‘Procissão Solene’ que percorre as ruas da cidade de Uruará e teve como tema: “Mãe eis teu filho,.... eis atua mãe.”
Encerrando assim as atividades religiosas da Festividade de 2010.
Procissão Solene encerra as atividades religiosas da Festividade da Padroeira de Uruará, 2010.
A procissão luminosa é um dos pontos altos da Festa da Padroeira. A Imagem de Nossa Senhora de Fátima sai da Matriz e percorre as ruas da cidade sendo acompanhada por centenas de fiéis que cantam rezam e louvam ao Pai por ter nos dando tão sublime Mãe. “É um momento de demonstração de fé, amor e carinho do povo de Uruará com a Mãe de Deus e nossa Mãe.
    Confraternização.
Após o ato de fé, a solenidade continuou com as comemorações sociais.

Ao término da procissão deu-se inicio a festa social com músicas, comidas típicas, muita  diversão e animação atéas 03hs. Dia 24 continuou os festejes com o tradicional almoço das famílias de Uruará.
Às 09hs houve a celebração da santa missa presidida pelo pároco Pe. Jeová de Jesus Morais.
 Depois da missa uma grade multidão lotou o pátio da matriz para o almoça.
Mulheres, homens, jovens, velhos e crianças, todos e plena harmonia. Uma verdadeira festa cristã.

Foramconsumidos 2837 kg de carne bovina transformada em um delicioso e suculento churrasco.

 Alem do churrasco tinha carne suína, frango mais de 500 kg, vatapá e outras
iguarias. 
Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. AMÉM
Pe. Jeová de Jesus morais.
  pároco de Uruará      

terça-feira, 12 de outubro de 2010

“Quão Grande és Tu”

Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado
Fico a pensar nas obras de Tuas mãos
O céu azul estrelas pontilhado
O Teu poder, mostrando a criação
Então minh'alma canta a Ti, Senhor
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu! Então minh'alma canta a Ti, Senhor: 
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu! Quando afagar as matas e florestas
O passarendo alegre a cantar
Olhando os montes mares e florestas
O teu poder mostrando a criação
Quando eu perdi o seu amor tão grande. Teu filho dando ao mundo pra salvar.
Na cruz bebendo ao seu precioso sangue
Minha alma pode a se purificarE quando em fim Jesus te leva embora.
Quando a celeste então vos transformar.
Te aturarei flustrado e para sempre.
Quão grande és tu! eu penso em te encontrar.
Pe. Jeová de jesus morais
Pároco de Uruará.

Música: Instrumental violino, Quão grande És Tu.-Wav foi transcrita do livro "Louvemos o Senhor", Autor do Texto: Carl Boberg, Nasceu em Monsteras, na Costa sudoeste da Suécia, em 16 de Agosto de 1859, e em 1885, escreveu o peoma "O Store Gud", que conhecemos agora como "Quão Grande és Tu", e que foi publicado pela primeira vez em "A Folha de Monsteras", no dia 13 de Março de 1886. De 1890 até 1916 Boberg foi editor de um semanário cristão, "Testemunho da Verdade". De 1911 até 1924 foi representante de sua cidade no Parlamento Sueco. Sofreu, porém, um derrame em 1937, que paralisou o seu lado direito, vindo a falecer em 1940.

sábado, 9 de outubro de 2010

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais bonitas festas católicas do Brasil e do mundo. Reúne em pricissão, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.  No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias.
O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história. Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena. Curiosidade: o termo "Círio" tem origem na palavra latina "cereus" (de cera), que significa vela grande de cera.
Hino.
 VÓS SOIS O LÍRIO MIMOSO! Vós sois o lírio mimoso do mais suave perfume que ao lado do santo esposo a castidade resume. Refrão:
Ó Virgem Mãe amorosa fonte de amor e de fé dai-nos a benção bondosa, Senhora de Nazaré (2x).
De vossos olhos o pranto
é como a gota de orvalho, que dá beleza e encanto a flor pendente do galho. Se em vossos lábios divinos um doce riso desponta, nos esplendores dos hinos noss'alma ao céu se remonta. Vós sois a flor da inocência que nossa vida embalsama, com suavíssima essência que sobre nós se derrama. Quando na vida sofremos a mais atroz amargura, de vossas mãos recebemos a confortável doçura. Vós sois a ridente aurora de divinais esplendores, que a luz da fé avigora
nas almas dos pecadores.
Sede bendita, Senhora farol da eterna bonança, nos altos céus onde mora a luz da nossa esperança. E lá da celeste altura do vosso trono de luz dai-nos a paz e ventura por vosso amado Jesus.

Pe. Jeová de Jesus morais

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO APARECIDA

HISTÓRIA:   Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é um título dedicado a Maria, mãe de Jesus . O seu santuário localiza-se em Aparecida, no estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada anualmente em 12 de outubro. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil.

        A Pescaria Milagrosa
A sua história tem o início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais. Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas improdutivas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço.Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.
  Milagre das Velas.
Estando a noite serena, de modo repentino as duas velas que alumiavam a imagem da Santa se apagaram. Houve assombro entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre conhecido de Nossa Senhora, ocorrido mais provavelmente em 1733. Nossa senhora liberta os cativos. Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pela igreja onde se encontrava a imagem, pede ao feitor permissão para rezar. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha diante de Nossa Senhora Aparecida e reza fervorosamente. Durante a oração, as correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.
Cavaleiro e a Marca da Ferradura.
Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se conduzir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a achincalhar, dizendo, que aquela fé era uma besteira. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Logo na escadaria, a pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escada da igreja (Basílica Velha), vindo a derrubar o cavaleiro de seu cavalo, após o fato, a marca da ferradura ficou cravada da pedra. O cavaleiro arrependido pediu perdão e se tornou devoto.
O milagre da menina cega.
Mãe e filha caminhavam às margens do Rio Paraíba do Sul, quando magnificamente a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe : "Mãe como é linda esta igreja" Basílica Velha. Daquele momento em diante, a menina começa aenxergar. O milagre do Menino no Rio. O pai e o filho foram pescar. Durante a pescaria, a correnteza estava muito forte e por um descuido o menino caiu no rio. O menino não sabia nadar, a correnteza o arrastava cada vez mais rápido e o pai desesperado pediu a Nossa Senhora Aparecida para salvar o menino. De repente o corpo do menino parou de ser arrastado, enquanto a forte correnteza continuava, e o pai salvou o menino.

Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

domingo, 3 de outubro de 2010

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA BARABNIZA O Sr. JOÃO BRAGA E D. MARIA DE JESUS PELOS SEUS 73 ANOS DE VIDA MATRIMONIAL (Bodas de Manjerona).

 CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS PELAS BODAS DE MANJERONA DO CASAL JOÃO BRAGA E MARIA DE JESUS.
Parabéns pelas bodas de manjerona, e que a vida possa trazer para vocês, toda felicidade que até agora conseguiram juntos.
Nossa sincera congratulação pela data comemorativa de suas Bodas de manjerona faz votos para que o acontecimento seja festejado com muita paz, amor e alegria.  Muitas felicidades. Parabéns pelos 73 anos de feliz união.

Que Deus lhes dê saúde, paz e felicidades, juntos com os filhos, netos, bisneto e tataranetos.
Por tão significativa data, venho manifestar todo meu carinho e amizade pelo Sr. João Braga e D. Maria de Jesus, apresentando meu grande abraço e votos de felicidades!
 Passaram-se 73 anos! É bom saber que o amor de vocês vai durar por mais mil anos. Parabéns pelas bodas manjerona.

Um amor compartilhado durante anos e
fortalecido nas alegrias e desafios do dia a dia inspira os que com vocês viveram essa emoção.

Parabéns pela festa de 73 anos de vida matrimonial. O amor que os levou a assumir um compromisso para a vida inteira também lhes trouxe muitos motivos de alegria.
 Hoje, comemoramos com vocês e desejamos muito mais felicidades. Parabéns Sr. João e D. Maria!
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DOM ERWIN GANHA PRÊMIO NOBEL ALTERNATIVO 2010

PAROQUIA NOSSA SENHORA DE FATIMA DE URUARÁ PARABENIZA NOSSO PASTOR,  DOM ERWIN KRÄUTLER!
 O bispo da Prelazia do Xingu (PA), Dom Erwin Kräutler, recebeu nesta quinta-feira, em Estocolmo, na Suécia, o 'Prêmio Nobel Alternativo 2010 de Direitos Humanos'.O prêmio foi entregue pela fundação "Right Livelihood Award" que homenageou o bispo brasileiro por causa de sua vida dedicada à defesa dos "direitos humanos e ambientais dos povos indígenas e pelo seu incansável esforço para salvar a Amazônia da destruição".

"Estou feliz não em meu nome, mas por causa da Amazônia e dos povos indígenas que merecem esse reconhecimento!" – declarou Dom Erwin.Brasileiro de origem austríaca, Dom Erwin, de 71 anos, se destacou pela defesa dos direitos indígenas. Em outubro de 1987, alguns meses antes da decisão de concessão de plenos direitos civis para os povos indígenas na Assembleia Constituinte, Dom Erwin ficou gravemente ferido num acidente de carro supostamente planejado.
Desde 2006, o bispo está sob proteção policial por causa de ameaças de morte, devido à sua atuação pastoral na região.
Seu trabalho possibilitou a inclusão dos direitos indígenas na Constituição brasileira de 1988, uma linha que seguiu promovendo no Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Com o CIMI, Dom Ervin impulsionou projetos de construção de casas, escolas e centros para crianças, mães e mulheres gestantes.
O bispo foi um grande opositor da construção da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, em razão dos irreparáveis danos ambientais que causaria na região.
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encaminhou uma carta à fundação 'Right Livelihood Award' ratificando a indicação do nome de Dom Erwin para o prêmio Nobel Alternativo em fevereiro deste ano.  Segundo a CNBB, a indicação é um gesto de reconhecimento à atuação pastoral e profética de Dom Erwin junto aos mais vulneráveis e aos povos indígenas.


"Dom Helder Câmara também recebeu esse prêmio na época em que vivíamos no regime ditatorial no Brasil, quando lhe foi negado o Prêmio Nobel da Paz. E agora, Dom Erwin recebe esse mesmo prêmio!
Quero parabenizar Dom Erwin e também a nossa Igreja, por ter em seu meio um lutador pela justiça social, pelo meio ambiente e pela vida dos povos indígenas!"
– disse o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha.
O júri do Nobel Alternativo reconheceu também os esforços do nigeriano Nnimo Bassey, 52 anos, que revelou os horrores ambientais e humanos da produção de petróleo, em seu país, e pelo seu trabalho inspirador para fortalecer o movimento ecologista na Nigéria e de forma global.
Foram também homenageados a organização israelense "Médicos para os Direitos Humanos-Israel", que atua em seu próprio país e na Palestina, e o nepalês Shrikrishna Upadhyay, de 65 anos, e a organização "Sappros", por ele fundada, que trabalham na luta contra a pobreza.  A cerimônia de entrega das homenagens será realizada no dia 6 de dezembro no Parlamento sueco. (MJ⁄CNBB).

Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Fonte: Radio Vaticano.
01/10/2010 11.38.33