Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A EPIFANIA DO SENHOR

Esta é  uma festa celebrada no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal, porém, a partir da reforma do calendário litúrgico em 1969 passou a ser comemorada 2 domingos após o Natal.
A Epifania do Senhor é a manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai que dá-se a conhecer ao Mundo. Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém lembramos aqui três passagens bíblicas que marcam fortemente a manifestação divina de Jesus Cristo o nosso rei e Senhor:
Aos três Reis Magos, ou simplesmente Reis Magos ou Magos. São os personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para venerar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". Como três presentes foram registrados, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora Mateus não tenha especificado seu número. São figuras constantes em relatos do natividade e nas comemorações do Natal de Jesus. ( Cf.Mateus 2, 1-12).
A João Batista no rio Jordão. Nesses dias, Jesus chegou de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. Logo que Jesus saiu da água, viu o céu se rasgando, e o Espírito, como pomba, desceu sobre ele. E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho amado; em ti encontro o meu agrado.» É a partir do batismo no Jordão que começa a vida pública de Jesus (Cf. Mt. 3 13-17 e Mc.1,09-12).
A manifestação aos seus discípulos. Início de sua vida pública com o milagre de Caná quando começa o seu ministério, esta é uma narrativa exclusivamente no 2º capítulo do Evangelho de João. Seria a primeira manifestação ou sinal da divindade de Jesus Cristo em sua vida pública.”Foi assim, em Caná da Galiléia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele”. (Cf. Jo 2, 1-11)
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Prelazia do Xingu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário