Em Jesus Cristo que é amor Encarnado de Deus, o eros-ágape atinge a sua forma mais radical.
Deus amou o mundo, que lhe deu o Seu Filho único, para que todo o que n’Ele crer não pereça e tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
Em Jesus Cristo que é o amor encarnado o eros - agape assume a sua forma mais radical. Na morte na cruz, Jesus, entregando-se para levantar o ser humano e salvá-lo, revela o amor na sua forma mais sublime.
«O olhar fixo no lado transpassado de Cristo, de que fala João (cf. 19, 32-34. 37), ai compreendemos porque “Deus é amor” (1 Jo 4, 8). É lá no alto da Cruz que esta verdade pode ser contemplada.
E começando de lá, pretende-se agora definir em que consiste o amor. A partir daquele olhar, o cristão encontra o caminho do seu viver e amar. (DEUS CARITAS EST” = “DEUS É AMOR” Bento XVI)
Pe. Jeová de Jesus Morais
A CARIDADE!
O Catecismo da Igreja Católica define a Caridade como sendo “a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas por Ele mesmo, e ao próximo como a nós mesmos, por amor de Deus.” E prossegue elucidando a essência desta virtude profundamente cristã: “Jesus faz da caridade o mandamento novo”. Amando os seus ‘até ao fim’ (Jo 13, 1), manifesta o amor do Pai, que Ele próprio recebe. E os discípulos, amando-se uns aos outros, imitam o amor de Jesus, amor que eles recebem também em si. É por isso que Jesus diz: ‘Assim como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei no meu amor’ (Jo 15, 9).Pe. Jeová de Jesus Morais
Nenhum comentário:
Postar um comentário