![]() |
Papa Francisco e D. Erwin, bispo do Xingu. |
SACERDOTE NA TRADIÇÃO BÍBLICA!
Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento encontramos três tipos de sacerdotes, o grau mais alto do sacerdócio é o ofício do Sumo-Sacerdote, do primeiro dentre todos os sacerdotes. Ele é o centralizador do culto e é sob sua tutela que o culto é realizado. No Antigo Testamento esta função é dada por Deus a Aarão.
O grau intermediário do sacerdócio é o sacerdócio ministerial. No Antigo Testamento este sacerdócio é o encargo dos filhos de Aarão e, em grau inferior, dos levitas, eles não podem oferecer sacrifícios.
O grau mais comum do sacerdócio é o sacerdócio universal, comum a todos os fiéis. Assim, o povo judeu foi constituído por Deus um povo de sacerdotes.
No Antigo Testamento encontramos ainda a figura de Melquisedeque, o Rei Justo de Salém. Melquisedeque é um personagem interessantíssimo, sem pai, sem mãe, sem nenhuma explicação oferecida de sua origem. Ele, entretanto, é sacerdote do Deus Altíssimo, e Abraão paga o dízimo a ele. Sabemos, portanto, que Melquisedeque é superior a Abraão.
SACERDÓCIO CRISTÃO.
O sacerdócio cristão também apresenta três formas básicas, sendo uma a do sumo-sacerdote, outra a do sacerdote ministerial e finalmente o sacerdócio comum a todos os fiéis.
Os sacerdotes ministeriais são os ministros ordenados o diácono, o padre e o bispo. São graus diferentes do mesmo sacerdócio, que é exercido plenamente pelo bispo. Podemos, entretanto, notar que o sacerdócio do Novo Testamento não é em absoluto o mesmo sacerdócio do Antigo Testamento. O sacerdócio do Antigo Testamento era hereditário, enquanto o sacerdócio cristão é um ministério ordenado.
O SACERDÓCIO DO NOVO TESTAMENTO.
O sacerdócio do Novo Testamento é o sacerdócio de Melquisedeque. Como diz o salmo, "Tu es sacerdos és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque.
Mas a função do sacerdote ministerial continua sendo a mesma, embora muito mais bela e muito mais elevada: O sacerdote cristão tem como sua principal função a apresentação do Sacrifício, do Sacrifício de Cristo na Cruz, que é novamente tornado presente na Santa Missa e também a realização dos sacramentos.A função do sacerdócio comum aos fiéis é ainda a
Pe. Jeová de Jesus Morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário