Na solenidade de Corpus Christi, ontem dia 03, uma grande multidão de fiéis se reuniu em frente a matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Uruará-pa, para render publicamente a veneração ao santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, como recomenda a Igreja (Cf.Cân.944),
para sentir a presença de Jesus Cristo na eucaristia e celebrar o Corpus Christi em conjunto com a comunidade católica. A missa celebrada pelo pároco, Pe. Jeová de Jesus Morais teve início às 08hs.
Após o inicio da celebração dentro da Igreja, com a exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento, a multidão de fiéis saiu em procissão pelas ruas da cidade, acompanhando o Santíssimo que ia a frente da romaria. As ruas por onde passou o cortejo foi enfeitadas com pó de serra e outros materiais. A rua ganhou um colorido todo especial.
Os fiéis começaram a confecção do tapete as 05hs da manhã construindo uma verdadeira obra de arte, com vares desenhos e imagens.
Verdadeiros artistas colocando os dons a serviço do Senhor. Também foi servido um gostoso cafezinho para aquecer o frio da manhã. Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, os católicos devem participar da Missa neste dia. A celebração do corpus Christi é composta pela missa, adoração e procissão. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é o peregrino, em busca da terra prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto, hoje ele é alimentado com o Corpo do próprio Cristo.
Direito Canônico.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração ao santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo."
É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).
História
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé.
Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sangüíneos e as toalhas do altar sem, no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo.
Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264.
Pe Jeová de Jesus Morais.
Pároco de Uruará.
Belíssimo trabalho, Padre Jeová!
ResponderExcluirComo Deus nos ama independente de tudo, ou de nada. Até na incredulidade, quando se busca, Deus, o Cristo Eucaristico se faz presente com seu corpo e sangue.
ResponderExcluirObrigado Pe Jeová pelo seu trabalho!
Nossa! Estou longe desta cidade, mas estou iluminada pela devoção de todos! Parabéns!
ResponderExcluirAdorei todo o trabalho, está festa maravilhosa da igreja.
Preciso Aproveitar este meio de mídia, para localizar uma pessoa é muito urgente, pois é meu tio PEDRO HAUSER, se alguém tiver qualquer notícias dele ou algum parente por favor deixo meu email cleide_bte@hotmail.com.
Meu Pai JOSÉ HAUSER está doente e precisa muito vê-lo. Meus cinceros Agradecimentos e desculpa a Paróquia pelo uso deste meio de comunicação.
CLEIDE HAUSER.
É uma benção ver o senhor padre jeová nessa procisão tão bonita estou aqui tão longe e podendo acessar o pc e ve-lo , que Deus continue a sempre abençoa-lo viva jesus em nossos corações ... para sempre amém.Maria Angélica porto alegre Rs.
ResponderExcluirOlá padre Jeová que benção ve-lo no pc estou longe mas acompanho seu trabalho , sempre desejando que Deus o abençõe e o ilumine um abraço afetuoso . Maria Angélica POA RS.
ResponderExcluir