Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sábado, 11 de agosto de 2012

SANTA CLARA

Santa Clara de Assis (em italiano, Santa Chiara de Assis) nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de 1194, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana. Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo. Pertencia a uma nobre família e era uma jovem muito bonita. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao descobrir a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pelo irresistível espírito religioso de segui-lo. Foi preciso encarar a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento lucrativo, aos dezoito anos, Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente.
Ela foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais rigorosa pobreza. O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.
Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara pegou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão. Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão. Diversos episódios da vida de Santa Clara e São Francisco compõem os Fioretti de São Francisco[1]. Escritos muitos anos após a morte de ambos, é difícil atestar a correção destes relatos, mas, com certeza, retratam bem o espírito de ambos e os primeiros acontecimentos quando da criação das Ordens Franciscanas.
Cantiga por Irmã Clara.  (Pe. Zezinho, scj).
Clara, Ô Clara me diga por que. Que foi que Francisco falou pra você ô Clara, ô Clara eu quero entender por que deste mundo te foste esconder, tu tinhas dinheiro, vivias feliz igual as meninas que havia em Assis, será que Francisco te enfeitiçou que tão de repente teu mundo mudou?
Eu tinha dinheiro, vivia feliz Igual as meninas que havia em Assis, mas foi Jesus Cristo quem me cativou Francisco somente o caminho mostrou.
Eras bonita de classe maior teu pai era nobre, patrão e senhor, será que esta vida não era viver que tão de repente te foste esconder?
Eu era bonita de classe maior, mas eu tinha sonhos de algo melhor será que esta vida é viver e morrer um dia por fim eu por ti fui viver.
Deixaste o dinheiro tranqüila e feliz e foste viver num mosteiro de Assis será que perdeste a razão de viver, tão jovem e tão bela não dá pra entender?
Deixei o dinheiro tranqüila e feliz e fui me trancar num mosteiro de Assis, deixei o que eu tinha passei a viver, que a vida é bem mais que a minha mania de ter Clara.
 Ô Clara já posso entender, porque deste mundo te foste esconder.
Ed: Pe. Jeová de Jesus Morais
Fonte: Wikipédia, aenciclopédia livre e Mússica do Pe. Zazinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário