Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

A Igreja celebra no dia 1 de Novembro a solenidade de Todos os Santos. Este é um costume que vem desde os primeiros séculos, praticado pelos primeiros cristãos em memória e honra dos mártires, por isto hoje a Igreja convida-nos a fazermos memória destes grandes testemunhos e exemplos de fé, esperança e caridade.
Na verdade é um convite a olharmos para o Alto. Pois neste mundo escurecido pelo pecado, brilham no Céu com a luz do triunfo e esperança daqueles que viveram e morreram em Cristo, por Cristo e com Cristo, formando uma "constelação." Esta festa fala-nos do mundo invisível que os olhos não alcançam mas que sabemos pela fé ser uma realidade. Cremos que as multidões dos santos que já estão reunidas ao redor de Jesus e de Maria, no Paraíso, formam a igreja do Céu, onde, na eternidade feliz, vêm a Deus como Ele é.
Todos os cristãos são chamados à santidade: 'Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito' "(Mt 5,48) (CIC 2013). É realmente uma festa de família para o Povo de Deus. "não sois mais estrangeiros, nem migrantes; sois concidadãos dos santos, sois da Família de Deus" (Ef 2,19). Ao mesmo tempo que nos regozijamos com os nossos irmãos que já estão na glória sentimos o parentesco que nos une não apenas com todos quantos foram batizados em Cristo mas também com os nossos antepassados do A.T. que hoje gozam de Deus no céu. Apocalipse 7, 2-4.9-14 apresentar «uma multidão imensa que ninguém pode contar» dos fiéis «os santos» na posse da felicidade eterna. Depois da «grande tribulação» o Senhor os acolhe dando-lhe um grande prémio. É a festa da esperança. O pensamento do céu, nossa verdadeira pátria, (cfr. Heb 13, 14) dá mais seriedade aos nossos pensamentos e traz mais calma para as nossas vidas fazendo-nos viver na intimidade dos que vivem no além a quem rezamos e que por nós intercedem.
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará.