Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

domingo, 12 de dezembro de 2010

3ª SEMANA DO ADVENTO


Estamos celebrando a 3ª semana do Advento. Começando com o domingo, chamado "Domingo da alegria". A comunidade cristã é convidada a se alegrar no Senhor com nos diz o Apóstolo Paulo: "Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo:alegrai-vos! O Senhor está perto" (Fl 4,4s). As Leituras bíblicas, deste domingo, é um convite muito forte para a alegria, porque o Senhor, que esperamos, já está conosco e com ele preparamos o Advento do seu Reino de Deus.
O profeta Isaias (Is 35,1-6.10) convoca o povo, exilado na Babilônia,a renovar a esperança em Deus libertador. Ele procura despertar a esperança e fortalecer o ânimo de um povo que atravessava um dos piores períodos de sua história:
. Ele libertará os cegos, os coxos, os mudos de suas doenças... E afirma: "os que o Senhor salvou voltarão para casa". É a alegria da volta à Pátria, da saúde readquirida, da liberdade reconquistada. É a festa da intervenção do Deus que salva.


No Evangelho Jesus retoma, amplia e realiza o sonho do profeta (Is 35,5-6): "os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a "boa nova" (Is 35,5). Pela interpretação das obras é que se chega à descoberta de quem é Jesus e constata-se que não é preciso esperar outra pessoa, porque nele o Reino de Deus está entre nós, no meio de nós, privilegiando aqueles que a sociedade colocara à margem da vida.
De fato, cegos, paralíticos, leprosos, surdos, pobres e mortos são preocupação constante de Jesus e mostra a João que a partir das suas obras inauguram a era messiânica, o novo tempo, o tempo da alegria no Senhor. Alegrai-vos

Aprofundando a espiritualidade desta 3ª semana do advento, principalmente deste 3º domingo, perceberemos o tom da alegria que invade toda a celebração. Contudo a ação libertadora e profética de Jesus deve continuar na história através de sinais concretos.

Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog