Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sábado, 18 de dezembro de 2010

PAPAI NOEL OU SÃO NICOLAU?

  São Nicolau, filho de pais ricos com profunda vida de oração. Nicolau nasceu no ano 275 na Ásia Menor. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam. São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens.
Daí que nos países do Norte da Europa usando da fantasia viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.
Sagrado bispo de Mira, Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.
São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Entrou Nicolau no céu em 342 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegassem ao povo
A fama do bom velhinho transcendeu sua região e as pessoas começaram a atribuir a ele todo tipo de milagres e lendas. Em meados do século 13, a comemoração do dia de São Nicolau passou da primavera para o dia 6 de dezembro.
 Na época da Contra-reforma, a Igreja propôs que São Nicolau passasse a entregar os presentes no dia 25 de dezembro, junto com o nascimento do Menino Jesus.
A tradição foi levada para os Estados Unidos com o os holandeses, no século 17. Logo a idéia de Santa Claus foi difundida por todo o novo mundo. Em 1809, o escritor Washington Irving escreveu um livro em que São Nicolau já não usava a vestimenta de bispo, mas sim a tradicional vermelha e branca, sendo que ele montava um cavalo voador e jogava presentes pelas chaminés.
Apenas em 1823, um poema de um professor universitário, Clement C. Moore, trocou o cavalo branco por renas que puxavam um trenó.
A partir disso, o velhinho foi ganhando mais companheiros, como os duendes, e foi se tornando mais barrigudo e barbudo.

Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog