Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sábado, 9 de outubro de 2010

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais bonitas festas católicas do Brasil e do mundo. Reúne em pricissão, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.  No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias.
O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história. Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena. Curiosidade: o termo "Círio" tem origem na palavra latina "cereus" (de cera), que significa vela grande de cera.
Hino.
 VÓS SOIS O LÍRIO MIMOSO! Vós sois o lírio mimoso do mais suave perfume que ao lado do santo esposo a castidade resume. Refrão:
Ó Virgem Mãe amorosa fonte de amor e de fé dai-nos a benção bondosa, Senhora de Nazaré (2x).
De vossos olhos o pranto
é como a gota de orvalho, que dá beleza e encanto a flor pendente do galho. Se em vossos lábios divinos um doce riso desponta, nos esplendores dos hinos noss'alma ao céu se remonta. Vós sois a flor da inocência que nossa vida embalsama, com suavíssima essência que sobre nós se derrama. Quando na vida sofremos a mais atroz amargura, de vossas mãos recebemos a confortável doçura. Vós sois a ridente aurora de divinais esplendores, que a luz da fé avigora
nas almas dos pecadores.
Sede bendita, Senhora farol da eterna bonança, nos altos céus onde mora a luz da nossa esperança. E lá da celeste altura do vosso trono de luz dai-nos a paz e ventura por vosso amado Jesus.

Pe. Jeová de Jesus morais

Um comentário:

  1. Olá padre Jeová que homenagem linda o povo faz a nossa senhora nós aqui em Porto Alegre também temos , como o sr sabe a festa de Nra dos Navegantes nessa hora que se vê a demonstração do nosso povo.Fique com Deus e que ele sempre o abençõe.em tempo bonito blog.Maria Angélica Poa rs

    ResponderExcluir