Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

SER CATEQUISTA!

Ser catequista é semear a esperança com gestos e palavras e levar a todas as pessoas a mensagem salvadora da a boa nova do reino, como fez Jesus: Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galiléia, pregando a Boa Notícia de Deus: 15 «O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia.». Mc. 1,14 A missão confiada ao catequista, não é fácil e exigem responsabilidade, mas ao mesmo tempo, é muito gratificante ver a alegria e o brilho nos olhos de uma criança, de um adolescente, de um jovem e ou de um adulto na descoberta de Jesus Cristo, do amor que Ele tem por todos nós e deu por amor a Sua vida para nos regatar da morte. Vale a pena à entrega e a gratuidade do ser catequista. Ser catequista é viver em conjunto com as crianças e saber ser criança explicando o que elas não sabem, é revelar o que para elas está escondido. È mostrar o Rosto amigo do Cristo que eu descobri e que elas estão a procura e querem descobrir e conhecer-Lo.
È ser exemplo, é ser fiel, é ser verdadeiro e amar.
Acreditamos que ser catequista, não é ser especialistas em Bíblia, em Liturgia ou em Moral, é ser testemunha de fé, mesmo de uma fé, que pode parecer pequenina, mas que está aberta ao dom da graça divina, ao crescimento, no exercício da missão.
Isso requer do catequista humildade para aprender. É importante que estude que reze e que se esforce por viver o que anuncia. O resto virá com o tempo e com a ajuda do Espírito Santo.
Ser catequista é uma vocação! É um chamado da parte de Deus para uma missão. A pessoa ao sentir esse chamado verifique se necessita compreender melhor sua missão de batizado. Assim como no diz o profeta Isaias: Ilhas, escutem; prestem atenção, povos distantes. Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e ele pronunciou o meu nome. Ele fez da minha língua uma espada afiada e me escondeu com a sombra de sua mão; ele me transformou numa seta pontiaguda e me guardou na sua caixa de flechas. Ele me disse: «Você é o meu servo, Israel, e eu me orgulho de você». Eu então respondi: «Cansei-me inutilmente, gastei minhas forças à toa, em nada. Enquanto isso, quem defendia os meus direitos era Javé, o meu pagamento estava na mão de Deus». Agora fala Javé, que desde o ventre me formou para ser o seu servo, para eu lhe trazer de volta Jacó e reunir Israel para ele. (Serei glorificado aos olhos de Javé; Deus é a minha força.) Ele diz: «É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma luz para as nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra». Assim diz Javé, o redentor e Santo de Israel, para aqueles cuja vida não vale nada, que são desprezados pelas nações, que são escravos dos poderosos: «Os reis verão e ficarão de pé, os chefes se ajoelharão, porque Javé é fiel, e o Santo de Israel escolheu você». Is. 49, 1-7
Cabe a pessoa que sente o chamado a ser catequista procurar os meios de apresentar o Reino de Deus. Como nos mostra Jesus: “O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente na terra: ele dorme e acorda, de noite e de dia, mas a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra, por si mesma produz fruto: primeiro a erva, depois a espiga e, por fim, a espiga cheia de grãos. Quando o fruto está no ponto, imediatamente se lhe lança a
foice, porque a colheita chegou” (Mc 4, 26-29).
Ser catequista é valorize a sua hora, é à hora dos profetas. Não deixe a palavra de Deus morrer afogada no poço do medo. NÃO TENHAS MEDO! Escute a voz de Javé: Javé lhe respondeu: «Fique em paz e não tenha medo, porque você não morrerá» Jz 6, 23.
Seja profeta, porta-voz de Deus. O Senhor te chamou para fazer ecoar sua palavra de Amor aos pequeninos.
Ser catequista é vocação, um chamado a missão, é um dom de Deus, mas requer nossa resposta e nosso compromisso. É preciso preparar-se continuamente, formar-se, para ser competente e dar testemunho.

Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário