Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

domingo, 15 de janeiro de 2012

ESOLHE ENTRE A VIDA E A MORTE

Veja: hoje eu estou colocando diante de você a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. Se você obedecer aos mandamentos de Javé seu Deus, que hoje lhe ordeno, amando a Javé seu Deus, andando em seus caminhos e observando os seus mandamentos, estatutos e normas, você viverá e se multiplicará. Javé seu Deus o abençoará na terra onde você está entrando para tomar posse dela. Todavia, se o seu coração se desviar e você não obedecer, se você se deixar seduzir e adorar e servir a outros deuses, eu hoje lhe declaro: é certo que vocês perecerão! Vocês não prolongarão seus dias sobre a terra, onde estão entrando, ao atravessar o Jordão, para dela tomar posse.
Hoje eu tomo o céu e a terra como testemunhas contra vocês: eu lhe propus a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Escolha, por tanto, a vida, para que você e seus descendentes possam viver, amando a Javé seu Deus, obedecendo-lhe e apegando-se a ele, porque ele é a sua vida e o prolongamento de seus dias.
A vida e a morte, a felicidade e a desgraça dependem da opção histórica que o povo faz entre Javé, o Deus da liberdade e da vida, e os ídolos, que produzem escravidão e morte. O testo acima de Deuteronômio termina com este apelo forte: «Escolha a vida... Amando a Javé seu Deus... Porque ele é a sua vida e o prolongamento de seus dias. (Dt.30,15-20)
DEUS AMA A JUSTIÇA E DEFENDE OS JUSTOS.
Feliz o homem que não vai ao conselho dos injustos, não pára no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores. Pelo contrário: seu prazer está na lei de Javé, e medita sua lei, dia e noite. Ele é como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham. Tudo o que ele faz é bem sucedido. Não são assim os injustos! Não são assim! Pelo contrário: são como palha que o vento arrebata... Por isso os injustos não ficarão de pé no Julgamento, nem os pecadores na assembléia dos justos.
Porque Javé conhece o caminho dos justos, enquanto o caminho dos injustos perece.
Deus que toma posição no conflito social, aliando-se aos justos, fiéis ao seu projeto, e condenando os injustos. Os justos não aderem de maneira alguma à ordem social perversa, promovida pelos injustos. Ao contrário, eles vivem continuamente meditando no projeto de Javé, a fim de colocá-lo em prática. Esse é o caminho da felicidade. A adesão ao projeto de Javé faz com que os justos tenham plena vitalidade e eficácia para organizar uma nova ordem social. Enquanto isso, os injustos e a injustiça não têm consistência. (Sl 01)
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Paará
Fonte: Biblia Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário