Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A fé pregada por Jesus apóia-se em dois pilares: o amor a Deus e o amor ao próximo.

"...Nisto se revela quem é filho de Deus e quem é filho do diabo: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, nem aquele que não ama seu irmão. Esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros, não como Caim, que, sendo do Maligno, matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas. Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si. Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos".(Cf. 1João 3,09-20).
 Para São João não é possível amar a Deus, que não vemos, se não amarmos o nosso próximo a quem vemos.
"Se alguém diz: «Eu amo a Deus», e no entanto odeia o seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. E este é justamente o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também o seu irmão. 1Jo, 4,20-21"
 Praticar a justiça é amar o irmão: esta é a vida na graça de quem conheceu a justiça de Deus e seu amor pelos homens revelado em Jesus Cristo. Quem não ama o irmão pratica a injustiça, isto é, está do lado do Diabo e vive no pecado. O que é odiar o irmão? Esse ódio, porém, não é apenas sentimento interior; é princípio de vida que rege todo pensamento e ação, e se manifesta através de preconceitos, separatismo, exploração e opressão.
Com Jesus começou a era da justiça: o amor ao irmão leva à relação, à comunhão, à partilha, à fraternidade e a defesa da vida.
Logo, os dois mandamentos se abraçam e se completam. Amor a Deus e amor ao próximo. Este é o modelo que o próprio Jesus nos apresenta no dálogo entre Ele e o escriba, pois ambos se elogiam reciprocamente. Nisto consiste o amor: no reconhecimento de uma recíproca igualdade e numa mútua e perpétua fidelidade. No filho está constantemente a cumprir-se a vontade do Pai, que tudo deu ao Filho e o Filho por sua vez dar tudo ao Pai nos seus irmãos, que eram do mundo e o Pai lhe deu. ( Cf. Jo 17)
"...«Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.» Mt. 22,34-40"
E para ti o que falta? Que barreiras deves romper para seguir e adorares ao Deus Único e verdadeiro? Saiba que a expressão da sua adesão ao amor de Deus não é o culto religioso, não é a observância do domingo, cumprimento de liturgias, mas sim o amor concreto e solidário ao próximo, que se resumem no: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a ti mesmo. O Culto religioso, a observância ao domingo e o cumprimento da liturgia deve nos levar ao amor concreto e solidário ao próximo, que é: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a ti mesmo.
Fé significa reconhecimento e compromisso com a pessoa concreta de Jesus.  Porém, onde está Jesus? Está identificado com os pobres e oprimidos, marginalizados de todos os tempos. Por isso, o julgamento será sobre a realização ou não de uma prática de justiça em favor da libertação dos pobres e oprimidos. Esta é a prática central da fé, desde o início apresentado por Mateus como o cerne de toda a atividade de Jesus: «cumprir toda a justiça» (3,15). É a condição para participar da vida do Reino. (cf. Mt 25, 31-46)
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Pá.
Fonte: Biblia Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário