Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

PENTECOSTES

Conforme o Livro dos Atos dos Apóstolos: “Veio do céu um barulho como se fosse um vento que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram umas línguas como de fogo que se repartiam e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2,2-5). 
Diversos são os simbolismos usados para descrever a ação de Deus: Vento forte, nuvem, brisa, fogo, energia. Palavras que indicam vitalidade, movimento, envolvimento. 
O ESPIRITO SANTO É A FORÇA DE DEUS.
O Espírito Santo é a força de Deus que ilumina, irradia, impulsiona a Igreja para a fidelidade ao Evangelho e à missão. Pela ação do Espírito Santo somos cristãos, testemunhamos a fé e nos inserimos na comunidade. 
Anunciar a todos os povos a salvação que vem de Deus nos impulsiona o Espírito Santo. No Credo professa-se: “Creio no Espírito Santo”. Assim anuncia-se o centro da fé: Crer em Deus Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Mistério acolhido pela gratuidade do coração à escuta de Deus.
 JESUS ENSINA:
“Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos” (Jo 20,19-23). Uma das características da missão evangelizadora é perdoar os pecados, lavar as mazelas da humanidade, curar os corações feridos pelo vício, pelo pecado, pela injustiça, ódio, guerra, fome, destruição.
TEMPO DE CRISE!
 A humanidade passa por um tempo de crise de valores, de fidelidade, de ética, de respeito à dignidade da pessoa. É pelo anúncio do Evangelho que a vida vai renascendo. Por isso, “para levar à plenitude os mistérios pascais, derramastes o Espírito Santo prometido, em favor de vossos filhos e filhas. Desde o nascimento da Igreja, é ele quem dá a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus; e une, numa só fé, a diversidade das raças e línguas”.
O PROFETA ISAIAS ENSINA:
  “Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, espírito de Sabedoria e de Entendimento, espírito de Conselho e de Fortaleza, espírito de Ciência, de Piedade e de Temor de Deus." Is 11, 2.
 Esses dons completam e levam à perfeição as virtudes daqueles que os recebem. Tornam os fiéis dóceis para obedecerem prontamente às inspirações divinas. 
OS FILHOS DE DEUS.
‘Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus… Filhos e, portanto herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo”. “Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um é o mesmo Senhor” (1Cor 12,4-5). 
EXPRESSÃO DA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO:
A unidade de vida, a harmonia no lar, a convivência na sociedade, a paz entre povos, culturas, religiões e raças é expressão da presença do Espírito Santo. Só com nosso esforço não podemos fazer que cresçam e se desenvolvam os dons de Deus. Necessitam de ação direta do Espírito Santo para agir segundo as virtudes cristãs e como cidadãos do universo. 
OS FRUTOS DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO.
Os “dons do Espirito Santo” produzem “frutos” como amor, alegria, paz, generosidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança (Gl 5,22). Frutos admirados por todos e identificam a vida de quem segue o caminho de Jesus. Ao celebrar o Pentecostes a Igreja renova sua missão de ir e anunciar o Evangelho e tornar-se sinal de esperança e luz dos povos.
 Este texto é de  Dom Juventino Kestering é bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga
Fonte. A tribuna, Mato Grosso digital.
Ed: Pe. Jeová de Jesus Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário