Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sábado, 8 de janeiro de 2011

BATISMO DO SENHOR

Neste domingo (11 de janeiro de 2011) celebramos a festa do Batismo de JESUS, com esta festa encerramos o ciclo do Natal e iniciamos o Tempo Comum até a terça-feira que antecede as cinzas dando início à quaresma.
“Hoje fixamos o olhar em Jesus que, com trinta anos de idade, se fez batizar por João no rio Jordão. Tratava-se de um batismo de penitência, que utilizava o símbolo da água para expressar a purificação do coração e da vida. João, chamado o "Baptista", ou seja, o "Batizador" pregava este batismo a Israel para preparar a iminente vinda do Messias; e a todos dizia que depois dele viria outro, maior do que ele, que teria batizando não com a água, mas com o Espírito Santo (cf. Mc 1, 7-8). E eis que quando Jesus foi batizado no Jordão, o Espírito Santo desceu, pairou sobre Ele na aparência corpórea de uma pomba, e João Baptista reconheceu que Ele era Cristo, o "Cordeiro de Deus" que veio para tirar o pecado do mundo (cf. Jo 1, 29). Por isso, também o Batismo no Jordão é uma "epifania", uma manifestação da identidade messiânica do Senhor e da sua obra redentora, que culminará num outro "batismo", o da sua morte e ressurreição, pelo qual o mundo inteiro será purificado no fogo da misericórdia divina (cf.Lc12, 49-50)”.
(Papa Bento XVI, Festa do Batismo do Senhor. Domingo, 8 de Janeiro de 2006)
O BATISMO É O NASCIMENTO PARA A VIDA NOVA.
O Batismo do Senhor é a segunda Epifania, quando Jesus é manifestado como o Filho de Deus e dá início ao seu ministério.
O Batismo do Senhor nos remete ao nosso batismo como pertença ao povo de Deus, pedras vivas que formam a Igreja. Pelo batismo somos chamados a viver como irmãos e a nos reconhecer como morada de Deus e participe de seu ministério como sacerdote, profeta e rei. O batismo não nos torna melhores que os outros, mas nos comprometemos em fazer pelos outros o melhor. Jesus não precisava ser batizado, mas quis recebê-lo para manifestar a sua glória e abrir-nos o céu. Com o seu batismo santificou as águas do mundo inteiro, para nos dá a filiação divina a qual recebemos pelo batismo. Quando fomos batizados o céu se abriu para nós também. O próprio Jesus deu uma explicação do que lhe aconteceu no batismo no Jordão. Ao voltar, na sinagoga de Nazaré aplicou a si mesmo as palavras de Isaías: «O Espírito do Senhor está sobre mim: consagrou-me com a unção…». O mesmo termo de unção é utilizado por Pedro na segunda leitura, falando do batismo de Jesus: «Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder».
Na Antigüidade, a unção era um elemento importante da vida.
Ungiam-se com óleo os atletas para estarem soltos e ágeis nas corridas, e se ungiam com óleo perfumado homens e mulheres para ter o rosto belo e resplandecente. Em Israel o rito tinha um significado religioso.Ungiam-se os reis, os sacerdotes e os profetas com um óleo perfumado e este era o sinal de que estavam consagrados ao serviço divino. Em Cristo, todas estas unções simbólicas se tornam realidade. No batismo no Jordão, Ele é consagrado rei, profeta e sacerdote eterno por Deus Pai. Não com um óleo físico, mas com o óleo espiritual que é o Espírito Santo, «o óleo da alegria», como o define um salmo. Isso explica por que a Igreja dá tanta importância à unção com o santo óleo. Existe um rito de unção no batismo, na confirmação e na ordenação sacerdotal; existe uma unção dos enfermos.
Através destes ritos se participa na unção de Cristo, isto é, em sua plenitude de Espírito Santo. Uma pessoa é literalmente«cristã», isto é, ungida, consagrada, pessoa chamada «a difundir no mundo o perfume de Cristo».Enquanto batizados, todos nós somos filhos de Deus em Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor. Que a Virgem Maria nos conceda compreender cada vez mais o valor do nosso Batismo e testemunhá-lo com uma digna conduta de vida. Isaías 42, 1-4.6-7; Atos 10, 34-38; Mateus 3, 13-17.


 Pe. Jeová de Jesus Morais.
Pároco de Uruará.
No Coração da Amazõnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog