Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

CELEBRAÇÃO DO SNTISSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Hoje a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Uruará-Pará em comunhão com toda Igreja celebrou a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Somos felizes porque somos convidados para esta grande festa da nossa fé. Nesta solenidade toda a Igreja reúne-se em adoração, louvar e agradecimento público ao Senhor pelo dom da Sua presença no meio de nós por meio da Eucaristia. É um dia de gratidão porque experimentamos a presença do Cristo caminhando conosco e convidar-nos a sermos melhores e só assim somos também capazes de tornar o mundo em que vivemos um lugar melhor e mais humano onde a vida e a dignidade humana sejam respeitadas.  Caminhamos pelas ruas em uma demonstração visível que a fé não é algo de privado ou escondido, mas sim publica sendo luz que ilumina todas as realidades da nossa vida. E o Senhor permanece conosco, pão e vinho transformados no Seu Corpo e Sangue.
Não se trata apenas de comer, mas de comungar, participar da vida do Senhor. Fazer parte do seu projeto e da sua vida.Corpo e Sangue é vida, por isso Jesus disse:  Eu garanto a vocês: quem acredita possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os pais de vocês comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desceu do céu: quem dele comer nunca morrerá.» E Jesus continuou: «Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.» As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: «Como pode esse homem dar-nos a sua carne para comer?» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. 
 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele. E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber como alimento viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre.» Jo 6, 47-58
A vida definitiva se encontra justamente na condição humana de Jesus (carne): Jesus é o Filho de Deus que se encarnou para dar vida aos homens, isto é, para viver em favor dos homens. A vida definitiva começa quando os homens, comprometendo-se com Jesus, aceitam a própria condição humana e vivem em favor dos outros. E Jesus dá um passo além: ele vai oferecer sua própria vida (carne e sangue) em favor dos homens. Por isso, o compromisso com Jesus exige que também o fiel esteja disposto a dar a própria vida em favor dos outros.
Não se trata de assimilar em nós o que comemos, mas pelo contrário de ser assimilados e transformados n’Aquele que comungamos. E os nossos gestos devem ser cada vez mais os gestos de Cristo e as nossas palavras cada vez mais as palavras de Cristo. E respondemos "Amen", isto é, assim seja, sim, eu quero, eu acredito, eu quero que Tu, Senhor, entres na minha vida; eu aceito a tua vontade e acredito em Ti. Sim quero. Quero amar como Tu amas perdoar como Tu perdoas, viver como Tu vives. Só assim fazem sentido tanta alegria e os belíssimos tapetes, construídos com tanto amor e perfeição para que o Senhor percorra conosco as nossas ruas, as ruas da nossa vida.. Assim afirmamos que jamais caminhamos sós, nós vamos com Cristo e o Cristo vai conosco.
E dentro da igreja Matriz encerramos a procissão com a Santa missa presidida pelo nosso Pároco. 
Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Quem se inclina para Jesus não se prostra diante de nenhum falso ídolo ou poder humano ou vício e pecado. Prostramo-nos diante de um Deus que foi o primeiro a inclinar-se diante do homem, como Bom Samaritano, para o socorrer e dar a vida. Adorar o Corpo de Cristo significa crer que ali, naquele pão, está realmente Cristo, que dá sentido verdadeiro a nossa vida.
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu
Pará-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário