Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma que no calendário litúrgico da Igreja ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu início varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa, que pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.
As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo
para a reflexão sobre o dever da conversão e recordando a fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Este tempo forte do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida no convite: "Convertei-vos". Este convite é proposto aos fiéis mediante o rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e ou com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. A cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que jamais passará, isto é, nos eleva a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência.
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-Prelazia do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário