Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

QUEM É O MAIOR?

Partindo daí Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde ele estava, porque estava ensinando seus discípulos. E dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens, e eles o matarão. Mas, quando estiver morto, depois de três dias ele ressuscitará.» Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus estava dizendo, e tinham medo de fazer perguntas. Quando chegaram à cidade de Cafarnaum e estavam em casa, Jesus perguntou aos discípulos: «Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho?» Os discípulos ficaram calados, pois no caminho tinham discutido sobre qual deles era o maior. Então Jesus se sentou, chamou os Doze e disse: «Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos.» Depois Jesus pegou uma criança e colocou-a no meio deles. Abraçou a criança e disse: «Quem receber em meu nome uma destas crianças, estará recebendo a mim. E quem me receber, não estará recebendo a mim, mas àquele que me enviou.» Marcos 9,30-37
MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO.
Enquanto Jesus estava a falar da cruz, da dor, do sofrimento e da rejeição que iria passar antes de instaurar o Reino definitivo, os seus discípulos estavam pensando em um reino com discernimentos humanos, fundamentado nos princípios da hierarquia social, econômica e política.Os corações e as mentes dos discípulos estão fechados para a novidade do projeto de Jesus, por isso eles não compreendem os efeitos que a ação de Jesus vai provocar, pois ainda estão com a mentalidade voltada para um sociedade de disputas de cargos, de privilégios e grandezas. Quem é o maior? Jesus mostra que a grandeza da nova sociedade não é fundamenta na riqueza, nos privilégios e no poder, mas no serviço sem ambições e interesses próprios. (”Meu reino não é deste mundo” Jo 18,36)
Sempre que não nos colocamos em sintonia com o projeto de Jesus e não colocamos o amor como o critério último das nossas vidas, podemos nos equivocar na compreensão do Evangelho e buscar interpretações que existem muito mais para legitimar os nossos interesses do que para nos conduzir à verdade e ao Reino.
Pe. Jeová de Jesus Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário