Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

domingo, 11 de abril de 2010

A paz esteja convosco.


 ”2 Domigo da Pascoa.
JOÃO 20, 19 -31
NÃO TENHAS MEDO
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: ‘A paz esteja convosco’. Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse:  ’A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio’. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: ‘Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos’. Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: ‘Vimos o Senhor!’ Mas Tomé disse-lhes: ‘Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei’. Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: ’A paz esteja convosco’.  
Depois disse a Tomé:

 Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel’. Tomé respondeu: ‘Meu Senhor e meu Deus!’ Jesus lhe disse: ’Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!’ Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. ”Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.”

O CRISTO RESSUSCITADO.
 Jesus se manifestava aos discípulos reunidos. Portas trancadas são sinal de medo. Cada vez mais nos protegemos: trancamos portas, levantamos muros, colocamos grades... É a triste realidade em que vivemos hoje. Tudo isso porque não damos espaço para a Paz prometida por Jesus. Neste domingo da Divina Misericórdia, somos levados a louvar e agradecer a Deus porque "ele é bom e eterna é sua misericórdia" e sempre nos estende a mão para que caminhemos confiantes e esperançosos.
 “A paz esteja convosco”

 Duas vezes Jesus apareceu aos discípulos quando eles estavam reunidos, em comunidade. Nas duas vezes o Senhor ressuscitado ofereceu a eles a Sua paz e soprou sobre eles o Espírito Santo, dandolhes poder para perdoar ou reter os pecados. O Espírito Santo é quem age em nós e nos traz a paz de Jesus. É Ele quem nos motiva ao perdão, à reconciliação e nos ilumina para que acreditemos que Jesus ressuscitou. “Não sejas incrédulo, mas fiel”, disse Jesus a Tomé. Jesus veio nos trazer a paz, veio nos dar o Seu Espírito Santo. “Soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). Soprar significa dar o dom da vida nova, como fora dado a Adão (Gn 2.7), o sopro de vida. Recebem também a missão.
-Enviando os discípulos, repete o gesto do Pai que o enviou. Vão com o poder de perdoar os pecados, para a grande reconciliação com Deus e com os irmãos e irmãs. Cada revelação do Espírito se dirige a um imperativo a Igreja: “A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados!” (Jo 20,23).

O Ressuscitado é o mesmo que fora crucificado: “Mostrou-lhes as mãos e o lado”. Ele tem agora a humanidade divinizada com os sinais de sua Paixão e Morte. Jesus, nesse momento de sua aparição, dá a paz, repouso em Deus,. A presença do Ressuscitado entre os discípulos é criação da nova comunidade com Jesus em seu centro. Tomé, que duvidara do testemunho dos apóstolos, ao tocar suas chagas, faz a maior profissão de fé que se espera do discípulo: “Meu Senhor e meu Deus.

Felizes os que crerem sem ter visto.

Jesus, ao repreender Tomé que acreditou só quando viu, proclama Felizes os que crerem sem ter visto. Esta é a fé madura. Nós muitas vezes agimos como Tomé querermos o milagres, da consolações de Deus para nosso problemas, de sucesso nos bens materiais, sem problemas de saúde, financeiros ou familiares. E esquecemos-nos do grande milagre de Deus, A RESSURREIÇÃO. Sabemos que a fé sem falsas seguranças é muito mais rica, curativa e consoladora das aflições, pois nos apoiamos em Deus. Mas a Fé não é uma certeza que vem do Ver e Tocar, ela não é comprovação científica, mas Dom inefável de Deus, que vem através do Espírito Santo, concedido aos apóstolos e a toda a Igreja pelo próprio Ressuscitado. É por isso que João escreve: “Felizes os que creram ser ter visto” (Jo 20,29). É dentro da comunidade que devemos viver a fé em Jesus, acolhendo sua Vida e Palavra. Quando nos reunimos para celebrar a Eucaristia, temos a presença do Ressuscitado que nos dá o Espírito e nos faz sermos membros do seu Corpo.
A fé se dá na comunidade.
Para finalizar: A fé se dá na comunidade, agora Tomé está junto com a comunidade dos apóstolos. O evangelho nos coloca a importância de vivermos e participarmos da comunidade porque ela é o único local onde podemos fazer a experiência do Senhor Ressuscitado. 
  Quando deixamos de freqüentá-la, como ocorreu com Tomé, que não foi na celebração do domingo, acabamos ficando incrédulos e o desânimo poderá nos abater, porque o pecado cega-nos a alma e o coração e passamos a enxergar apenas os erros do nosso irmão, não nos dando conta de que Jesus Ressuscitado caminha conosco e vai à nossa frente!
Pe. Jeová de Jesus Morais.
 Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Uruará

Nenhum comentário:

Postar um comentário