Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

domingo, 25 de abril de 2010

BOM PASTOR; João 10,27-30

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor (Jo10,27-30).
 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo.10,27). Disse Jesus: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão. Meu Pai, que, mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.
Jesus Cristo, o Bom Pastor.
O quarto Domingo da Páscoa é consagrado ao Bom Pastor. As leituras manifestam o amor universal de Jesus Cristo por todos os homens. Paulo e Barnabé anunciam a Boa nova da salvação aos gentios: «assim nos mandou o Senhor: fiz de ti a luz das nações para levares a salvação até aos confins da terra!» Acabamos de ouvir nos Atos dos Apóstolos. Mas no Apocalipse, a universalidade deste amor ainda nos aparece com mais nitidez: «Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, vinda de todos os povos línguas e nações!» (Ap 7, 9).
Na verdade, sentimos grande alegria, pois podemos afirmar: «nós somos o povo de Deus, Ele nos fez, a Ele pertencemos, somos as ovelhas do seu rebanho», diz-nos. Que confiança desperta em nós o seu infinito Amor? Ele nos guarda e defende, Ele é para nós fonte de vida e salvação eterna! Faz-nos bem ouvir a sua voz, que atravessa os séculos e nos diz claramente: «Eu dou-lhes a vida eterna! Jamais hão-de perecer! Ninguém as arrebatará das minhas mãos!» (Jo 10, 28). Que nos pede o Bom Pastor para merecermos esta regalia? Apenas duas coisas: Escutar a sua voz e segui-Lo: «as minhas ovelhas escutam a minha voz e seguem-me» (Jo 10, 27).
Escutar a voz de Jesus o Bom Pastor.
«As minhas ovelhas escutam a minha voz!» Escutar é uma das atitudes fundamentais para um bom relacionamento entre pessoas de uma mesma comunidade. Saber escutar é um sinal de respeito e de amor a Deus e as pessoas.
Os profetas ao longo da história da Salvação, continuamente convidam o povo a escutar: «escuta, Israel!» «Escuta, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor!» (Dt 6, 4) «Ouvi esta palavra que o Senhor fala contra vós, ó filhos de Israel» (Amos 3, 1); «Escutai a palavra do Senhor, habitantes de Judá!» (Jer 7, 2). Escutar é o princípio da caminhada na fé. S. Paulo, na sua carta aos Romanos, diz que a fé nasce da pregação, ou seja, através da Palavra divina que entra em nós através do ouvido (Rom 10, 17). S. João, no prólogo do seu Evangelho, apresenta Jesus como o Verbo Divino, a Palavra do Pai. Na transfiguração: «Da nuvem luminosa ouviu-se a voz do Pai: “Este é o meu Filho, o meu Eleito, ESCUTAI-O!” (Lc 9, 35)
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27)A voz de Jesus é a voz do Pai: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30) Uma das maneiras de conhecer a voz do Bom Pastor é lendo a palavra de Deus (Dt 11,18s) e acolhendo-a no coração com fé, pois através das Sagradas escrituras, é Ele mesmo que nos fala (II Tm 3,16-17); “Meus ouvidos tinham escutado falar de ti, mas agora meus olhos te viram” (Jó 42,5).

Seguir e conhecer o Senhor.
«As minhas ovelhas seguem-me!». Seguir Jesus implica uma ação, uma decisão livre! Seguir alguém implica conhecer, amar, aderir. Jesus pedia aos seus discípulos para o seguirem: «Se alguém quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz e siga-me» (Lc 9, 23). Pedro pergunta a Jesus o que acontecerá ao Apóstolo João. Jesus respondeu: «Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa? Tu segue-Me!» (Jo 21, 22) Bem sabemos como os Apóstolos deixaram tudo e seguiram Jesus (Lc 5, 11). Assim como os apóstolos tomemos a firme decisão de seguir Jesus! Peçamos ao Pai a força do Espírito Santo para nos ajudar a escutar voz do Bom Pastor, que há de nos conduzir às fontes da água viva, de tal modo que nunca mais teremos fome, nem sede! Deus enxugará as lágrimas dos nossos olhos! (Ap 7, 17), isto é, seremos felizes para sempre!                                                           Dá a vida pelas ovelhas.
Jesus é o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Existe uma afetuosa relação pessoal entre Jesus, o Bom Pastor, e as suas ovelhas: Ele chama cada uma pelo seu nome, caminha à frente delas, e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz…
Podemos ter confiança! Cristo nos garante: “Eu mesmo dou a vida para elas… E ninguém vai arrancá-las de minhas mãos…”
Peçamos ao Senhor a graça para distinguirmos a voz do Bom Pastor. Para tal, temos que ter um confronto permanente com a Sua Palavra; uma participação autêntica e consciente nos Sacramentos, onde recebemos a Vida que o Pastor nos oferece; constantemente, onde nos faz conhecer e reconhecer a sua voz do Pastor, Aquele que dá a vida pelas suas ovelhas.
Jesus é o pastor perfeito porque dá a sua vida pelas ovelhas. Nesse sentido, o verdadeiro pastor tem uma característica única: a ternura. Ele conhece as suas ovelhas pelo nome e chama-as «cada uma delas». Para Jesus não existem massas anônimas. Ele interessa-se por cada um dos seus discípulos, têm em conta os seus talentos, as suas virtudes e as fraquezas de cada um. Jesus entende as dificuldades dos seus, e, por isso, não antecipa os tempos, não impõe ritmos insustentáveis, mas considera a condição de cada um, ajudando-os e respeitando-os.
A missão do pastor e das ovelhas.
Ao pastor, cabe-lhe ir à frente, mostrar o caminho a seguir, propor a verdade, com amor. Mas a todos, e a cada ovelha do rebanho, cabe ir em frente, dando e alargando o seu espaço, para nele acolher ovelhas feridas, desnutridas, abandonadas! Ao Pastor, cabe cuidar do seu rebanho, e mantê-lo firme, atento e seguro nas mãos de Deus. Mas ao rebanho, já crescido e amadurecido, não assiste o direito de reservar para si o Pastor! O Pastor não deve ficar prisioneiro daqueles que o rodeiam sempre, antes deve procurar, aqueles que se desviaram ou nunca entraram no redil. E esta procura chegará a ser encontro, graças aos pés, às mãos e os olhos de cada uma das ovelhas! Não é este mais o tempo de dizermos «vem aqui, que estamos à tua espera»! É esta a hora de dizer «vou aí, que me esperas» e estar e aparecer fora das horas, dos modos e dos lugares habituais!
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará

Um comentário:

  1. O Senhor Jesus voltará. Dai todos seremos revestidos da verdade.
    Graça e paz.

    ResponderExcluir