Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA. JO 14,1-12

Esta afirmação de Jesus, dá a entender que seus discípulos deve segui-lo numa forma diferente de como prossegue o mundo. Esta distinção é mencionada no evangelho de Mateus 7,13-14, quando Jesus diz: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.” Ele continua dizendo, “E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.       “Eu sou o caminho”.
 Jesus estava falando da sua missão, que inicia no Rio Jordão com o batismo e tem seu ponto culminante na cruz. A carta de Paulo aos Hebreus 10:20, o identificou como “novo e vivo caminho que ele nos consagrou”, através do seu próprio sangue e que as vezes se menciona como o “caminho da cruz”. Esta é o caminho que conduz a vida e não há outra maneira de chegar ao Pai a não ser pelo caminho da cruz de Cristo.
O CAMINHO ESTREITO ESTABELECIDO!
É verdade que a antiga aliança por um período de tempo nos aproximava a Deus através da Lei de Moisés, no entanto, este pacto foi alterado e quebrado pelo povo, mas, sobretudo pelos lideras religiosos e políticos e a lei que era de libertação torna-se instrumento de opressão e de morte. Assim,quando Jesus abriu “novo e vivo caminho”, o povo da primeira aliança como nação o rejeitaram. Somente uns poucos creram e foram poucos os que aceitaram o Cristo ressuscitado como o caminho a ser seguido para chegar ao Pai.
                           JESUS É A VERDADE E A VIDA!
O evangelista João nos mostra que Jesus é a verdade que não escraviza e nem ilude a ninguém. Ele é a Vida que se doa plenamente, para cada um de nós. O seguimento a Cristo ressuscitado é uma opção que deve brotar, espontânea e livremente, de nossos corações. Como discípulos missionários somos chamados a fazer uma opção consciente por Ele: Jesus – verdadeiramente Homem, verdadeiramente Deus.  O evangelho mostra-nos o que é percorrer o caminho de Jesus - é seguir o Seu exemplo de amor e fidelidade ao projeto do Pai. Para o Cristão, seguir Jesus, não é simplesmente imitá-lo. Se trata do seguimento, um caminho a ser feito, como os discípulos de Emaús ( Cf. Lc. 24, 13-35).
NÃO EXISTEM CAMINHOS PREDEFINIDOS.
Cada dia é novo, cada vida é única. O seguimento a Jesus, não será garantido por nenhum ritualismo ou lei, mas pelo encontro com Deus em todos os homens e mulheres que caminham conosco. Em cada gesto e palavra de acolhimento que tivermos uns com os outros ai será o caminho de verdade e vida.
Seguir o caminho de Jesus é caminhar pela vida levando todos a dignidade, o respeito e o direito a vida e vida em abundância, ( Jo, 10,10) mesmo que tantas vezes, isso seja sinônimo de cruz. O caminho de Jesus não é para gente acomodada. É para gente que reconhece a radicalidade de viver cada dia como se fosse o primeiro e o último.
                                                        «NA CASA DO MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS»
Num texto em que Jesus procura tranquilizar os seus discípulos na sua situação de crise sentiram como a presença de Jesus entre os homens é um convite à vida nova que Deus tem como projeto para todos: um caminho. Um caminho que é uma pessoa e essa pessoa é Jesus. Jesus, caminho, verdade e vida. Um caminho que é um projeto, e o projeto é permanecer no amor. No Amor de Deus que Jesus oferece e que serena. Um amor que faz obras. Um amor que se multiplica no nosso. Para descobrirmos o caminho que nos conduz à casa de Deus onde há muitas moradas. E morada eterna para todos.
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog