Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O BOM PASTOR, JOÃO 10

O pastor, uma realidade natural para o povo a quem Jesus falava e que perdurou por séculos até bem pouco tempo atrás, antes da transformação da economia rural em industrial. Ele cuidava das ovelhas e as guardava do perigo, levava-as às pastagens e, deixando seguras todas as outras, saía a procurar a que se extraviara, cuidava-lhe as feridas daquela jornada solitária e a levava novamente ao convívio das demais.
Jesus se intitula o Bom Pastor.
 O Bom Pastor deu sua vida pela suas ovelhas para que, em sacramento para nós, vertesse seu corpo e sangue e saciasse as ovelhas que remira com o alimento de sua carne. Explique aos seus discípulos que neste texto ocorre algo pouco comum em Jesus: a referência elogiosa a ele mesmo (vs. 11 e 14). A razão para que duas vezes o Senhor se referisse a Ele mesmo como o bom pastor é a necessidade de que nós o reconheçamos assim. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo.10,27)! 
Jesus explica as características que distinguem o Bom Pastor.
O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas (v. 11): Em contrapartida, o mercenário, que somente pensa nos benefícios pessoais, deixa as ovelhas à mercê do lobo (v. 12). Jesus não é como um pastor mercenário, que foge deixando as ovelhas em perigo (v. 13), mas verdadeiramente se importa com o bem estar de Suas ovelhas (veja o v. 10).
O Bom Pastor tem familiaridade com as ovelhas (v. 14):       Um bom pastor dos tempos do AT e do NT era aquele que se tornava íntimo do rebanho, a tal ponto de conhecer pessoalmente cada ovelha e de ser reconhecido por elas. Sua voz se tornava inconfundível para as ovelhas (vs. 3 e 4). O Bom Pastor livra as ovelhas dos perigosos lobos e dos ladrões.
 Pois o Senhor se apresentou como uma porta por onde as ovelhas podem entrar em encontrar refúgio seguro (leia de 7 a 9).
         O Bom Pastor ensina o caminho seguro para suas ovelhas (vs. 27,28): Elas me seguem, diz o Senhor. E para as ovelhas que o seguem, o Senhor promete: elas jamais perecerão e ninguém poderá roubá-las de mim.
Jesus é o Bom Pastor porque Ele dá a Sua vida pelas ovelhas. Seu sacrifício na cruz do calvário não foi algo passivo, mas Ele quis dar a vida pelas Suas ovelhas (João 10:17,18), porque Ele as ama. A cruz é a mais gloriosa demonstração do amor de Deus pelo Seu povo, um amor eterno, imensurável. Contudo, a manifestação do Seu amor não é algo expresso somente num evento histórico do passado.
Deus, em Cristo, tem demonstrado o Seu amor para com o Seu povo através de todos os tempos.
Tanto antes como depois da cruz, é Ele quem sempre sustentou e ainda sustenta os Seus, preservando-os e fazendo-os perseverar na fé. A Carta de Paulo aos hebreus 7:25 nos diz que Jesus é aquele que vive sempre para interceder por nós. Ele é o nosso Bom Pastor. Ele deu a vida por nós, e continua nos dando a Sua vida através dos profetas dos nossos tempos. Ninguém pode arrebatar as Suas ovelhas da Sua mão (João 10:28) e nem da do Seu pai (João 10:29).
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog