Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sábado, 21 de maio de 2011

JESUS É A PORTA, O CAMINHO A VERDADE E A VIDA.

JESUS É A PORTA (Jo 10, 7-10). “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10; 8-10). Jesus diz que Ele é a porta, e a porta é o lugar que nos dá acesso a uma casa; portanto, se a porta está fechada nos impossibilita a entrada. E Jesus nos diz que Ele é porta, e a única entrada para casa do pai, é preciso passar por Ele para não ficar fora do rebanho do pai. Ele é o nosso ingresso para voltar ao eterno convívio do banquete nupcial. Jesus, com sua morte na cruz, se tornou nossa passagem para a vida eterna. Não existe alegria e paz verdadeira onde falta Deus. Para ter paz e vida em abundância é preciso passar pela porta que é Jesus, se não passar por Ele, corremos o risco de cair nas armadilhas do ladrão [maligno]. O inimigo de Deus, que está no lado de fora nos enganando com suas astúcias, não está interessado nas ovelhas, mas em si mesmo. Precisamos estar atentos, porque só Jesus é a Porta, o Caminho, a Verdade e a Vida.
                                                                  JESUS É O CAMINHO. ( Jo 14,6-7).
É o caminho para a vida através de sua morte-ressurreição. Por meio delas ele chega ao Pai. Através dele o Pai mora na comunidade. Seguindo o caminho que é Jesus, a comunidade realizará integralmente o projeto de Deus e continuará as suas obras. Para o povo da Antiga Aliança o caminho de acesso a Deus era o cumprimento da Lei. A Lei era o caminho. Jesus afirma o contrário:
Ele, o humano, é o Caminho para chegar a Deus. E todo aquele que se torna humano pode ter certeza de estar no caminho certo, o caminho que conduz ao Pai.
Caminho em mão, vem do Pai e volta para o Pai (Jo 13,3): vindo do Pai mostra com suas obras o rosto do Pai; voltando ao Pai abre o caminho de acesso a todos os homens e mulheres. O tema do caminho está bem próximo do tema da porta. É missão de Jesus se dar como meio caminho e porta para se chegar ao Pai, pois ele é a revelação autêntica do projeto do Pai, que é a verdade, do qual participam em coesa sintonia, através de suas obras que geram vida aqueles que crêem.
JESUS É A VERDADE. ( Jo 14,6-7).
A verdade na Bíblia significa fidelidade plena, estabilidade. Proclamando-se a Verdade, Jesus nos diz que é a revelação autêntica do projeto de Deus, a manifestação visível e encarnada do amor do Pai. (Cf. Prólogo do Evangelho de João). Viver Jesus Verdade é estar em sintonia profunda com o projeto de Deus. É fazer a Verdade a fidelidade que Jesus manifestou em relação ao projeto do Reino de Deus. Anteriormente ele afirmara: “se vocês guardarem a minha palavra conhecerão a Verdade e a Verdade libertará vocês!.” Jesus é a plena revelação de tudo o que Deus quis comunicar à humanidade. Acolhendo o ilho é acolher o projeto do Pai e entrar na esfera da liberdade dos filhos de Deus.
                                                                   JESUS É A VIDA. ( Jo 14,6-7).
O Prólogo já havia apresentado Jesus como Palavra de Deus na qual “estava a vida e a vida era a luz dos homens” ( Jo 1,4). A comunidade recebe de Jesus essa vida em plenitude (Jo 10,10) e a missão da comunidade não é só indicar onde está esta vida, mas vivê-la profundamente, mediante o mandamento do amor a Deus e ao próximo, resumo do projeto de Deus. Como vimos acima, o povo da antiga aliança afirmava que a Lei era a Vida. Bastava cumprir a Lei para possuir a Vida. Agora, Jesus garante que Ele próprio é a Vida em plenitude para todos. E aqueles que aderem e se engajam na difusão da Vida, podem ter certeza de que estão no caminho certo.
Conhecer Jesus como CAMINHO, VERDADE E VIDA é conhecer o Pai. Mais ainda, é ver o próprio Pai (Jo, 14, 7). A afirmação de Jesus é estranha aos discípulos, pois Filipe pediu “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!”. A resposta de Jesus revela que a convivência com Ele, ouvindo suas palavras (que são as próprias palavras do Pai) e a experiência do seu amor já é experimentar, ver e viver no ciclo do amor do Pai pois, Jesus está no Pai e o Pai está no Filho (Jo 14, .9-10).

Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog