Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A FAMILIA COMEÇA COM O CASAMENTO

Quando Deus criou Adão e Eva, ele revelou seu plano principal para o casamento: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24). Este plano é claro. Um homem ligado a uma mulher. Milhares de anos mais tarde, Jesus afirmou que este ainda é o plano de Deus. Ele citou este versículo e acrescentou: "Portanto, o que Deus uniu não o separe o homem" (Mateus 19:6). O casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte separa este laço (Romanos 7:1-3). Logo depois de ter criado todas as coisas, a atenção de Deus foi voltada em criar o homem (Gn 1,26), e logo em seguida lhe deu uma mulher (Gn 2,18), com a qual, em pouco tempo, ele teve filhos (Gn 4,1,2), constituindo assim, a primeira família da face da terra.   "Desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso, deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á a sua mulher. E serão os dois uma só carne e, assim, já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, não o separe o homem", e nem a mulher (Marcos 10,6-9).
A família é tão importante para Deus que quando Ele decidiu mandar um dilúvio pra destruir todo o povo da terra, devido aos seus grandes pecados, Ele fez questão de preservar uma família, a família de Noé, que era um homem fiel (Gn 3,6-8); Abraão, o maior pai da história, já era de idade avançada quando teve Isaque, seu primeiro filho com Sara, sua legítima esposa (Gn 17,17; 21,5), e ela era anciã e estéril (Gn 11,30).
A família é um alicerce fundamental na vida do povo de Israel.
A concepção bíblica da família nasce do sentido intenso de solidariedade que liga entre si os membros do povo. Esta solidariedade tem suas raízes na origem comum, o pai transmissor da vida física e de todo o patrimônio religioso e cultural para as gerações que, a partir dele, se desdobram nos tempos. A concepção bíblica tem como modelo os Patriarcas, que têm em si uma realidade cultural, mas é sobre tudo sinal de uma realidade religiosa profunda. As genealogias, portanto, têm uma importância extraordinária (Cf. Mt. 1,1-17 e Lc.3,23-38). E mostra o gérmen vital e criador de uma comunidade que se estende no espaço e no tempo através das gerações e se tornam veículos de um plano divino. Ela emerge de um quadro social caracterizado por um profundo sentido de solidariedade. Cada família é marcada com este selo patriarcal que não é um fato meramente social, mas desemboca como sinal daquela paternidade que é a origem de tudo, no céu e na terra. O povo se concebe como única família que Deus elege, reúne, liberta e conduz à terra prometida. É Deus que edifica a casa de Jacó e a recompõe cada vez que suas infidelidades a dispersam. É Deus que sustenta e edifica toda família, confiando-lhe a responsabilidade de transmitir de geração em geração, por meio das ligações de sangue, de afeto e de ensino, os tesouros que legou ao seu povo.
Deus Pai escolheu uma família para o Filho. Jesus, o Messias, nasce em uma família. Toda a vida de Jesus e suas ações são profundamente marcadas pelos laços do mundo familiar. O Evangelho, assim como todo o AntigoTestamento, tem suas raízes em família e por meio delas se espalham mundo afora. As famílias, por sua vez, acolhem o Evangelho como norma de vida e se tornam sinal de um mistério mais profundo, pelo qual se revelam a glória do Pai de todos e o amor de Jesus para com sua família a universal.
A Luta contra o grande inimigo. (Mt. 4,1-11;      Ap. 12,1-16)
Satanás é o grande inimigo de Deus e da sua Obra e nestes últimos tempos tem procurado destruir a unidade básica da família no mundo e também tem atacado muito o testemunho da igreja na terra usando problemas de família. Todos nós reconhecemos que estes problemas estão aumentando e que o amor de muitos está esfriando e que os salvos não são isentos destes problemas. Porém como vimos a cima, o Senhor nos deixou na Sua Palavra muitos exemplos, advertências e ensinos para nos guiar. Os que têm praticado estes ensinos têm provado o seu grande valor; os que têm negligenciado estes ensinos sofrem as conseqüências desta desobediência.
Pe. Jeová de Jesus Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário