Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

JESUS CONDENA A HIPOCRISIA.

Jesus critica e condena as atitudes dos líderes religiosos que sustentam um sistema formalista e hipócrita: “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro?Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’ Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”. (Mateus 23,13-22). Essa gente não consideram o Reino de Deus como dom, nem respeitam a liberdade dos filhos e filhas de Deus. Tal sistema impede de entrar no Reino, pois não leva à conversão, mas à perversão, e destrói o verdadeiro espírito das Escrituras, chegando a matar até mesmo os enviados de Deus. Jesus mostra que a religião formalista e legalista não é meio de salvação, mas produz prática escravizadora; portanto, é frontalmente oposta àquela que deve ser vivida pela comunidade cristã.
O Povo de Israel foi o primeiro povo escolhido por Deus para acolher o Seu Filho Primogênito.
No entanto, diante de Jesus de Nazaré, as autoridades e os lideres religiosos juntamente com os seus seguidores, o rejeitou! Um exemplo é o que nos relata o evangelho de São João em 7,14-24, Cf também Jo 9: "Quando a festa já estava pelo meio, Jesus foi ao Templo e começou a ensinar. As autoridades dos judeus ficaram admiradas e diziam: «Como é que esse homem tem tanta instrução, se nunca estudou?» Então Jesus respondeu: «Minha doutrina não vem de mim, mas daquele que me enviou. Se alguém está disposto a fazer a vontade de Deus, ficará sabendo se minha doutrina vem de Deus, ou se falo por mim mesmo. Quem fala por si mesmo, busca seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou, é verdadeiro, e nele não há falsidade. Não foi Moisés quem deu a Lei para vocês? No entanto, nenhum de vocês obedece à Lei. Por que é que vocês me querem matar?» A multidão respondeu: «Estás louco! Quem é que está querendo te matar?» Jesus respondeu: «Eu fiz só uma coisa, e todos vocês ficam admirados. Moisés mandou fazer a circuncisão (na verdade, ela não vem de Moisés, mas dos patriarcas) e, no entanto, vocês a fazem em dia de sábado. Assim, uma pessoa pode receber a circuncisão em dia de sábado sem violar a Lei de Moisés. Então, por que é que vocês ficam irritados comigo, porque curei totalmente um homem no sábado? Não julguem pelas aparências, mas conforme a verdade.»"
No relato acima fica claro que os fariseus e Doutores da Lei eram os principais responsáveis por pregar uma doutrina de rejeição ao projeto do Reino. Eles tinham transformado a Palavra de Deus numa “Lei” por eles próprios aplicada, mas não cumprida. Tinham transformado a Aliança de Deus num conjunto de cultos e rituais vazios de significado. Parecia que tinham réguas nos olhos, mas no seu íntimo eram homens perversos e medíocres. Como o são todos os hipócritas!
Cristo não precisa que os seus discípulos sejam juízes uns dos outros!
Hoje, é importante não nos deixarmos cair também no farisaísmo, essa hipocrisia de dizer e não fazer, e andar sempre a espiar e julgar as ações dos outros.  Por isso Ele diz: «Não julguem, e vocês não serão julgados. De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem. Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? Ou, como você se atreve a dizer ao irmão: ‘deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando você mesmo tem uma trave no seu? Hipócrita, tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão.» (Mateus 7,1-5).
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará

Nenhum comentário:

Postar um comentário