Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

EU E MINHA FAMILIA SERVIREMOS AO SENHOR!

Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. Josué disse então a todo o povo: 15«Se não vos agrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se os deuses que os vossos pais serviram no outro lado do rio, se os deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha família serviremos o Senhor». Mas o povo respondeu: «Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses; porque o Senhor é o nosso Deus, que nos fez sair, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi Ele que, diante dos nossos olhos, realizou tão grandes prodígios e nos protegeu durante o caminho que percorremos entre os povos por onde passamos. Também nós queremos servir o Senhor, porque Ele é o nosso Deus» (Js. 24, 1-2a.15-17.18b).
A leitura acima demonstra a fidelidade do amor de Deus para com o povo e ao mesmo tempo chama o povo para uma correspondência fiel na escolha gratuita do seu amor. E relata a Grande Assembléia de Siquém, para a ratificação da Aliança. Onde povo decidiu livremente escolher a Javé e não abandonar Josué, que com firme decisão, adianta-se com o seu exemplo: «eu e minha família serviremos o Senhor» (v. 15); o povo responde: «também nós queremos servir o Senhor, pois Ele é o nosso Deus» (v. 18b). Como lá em Siquém, ainda hoje a fidelidade e a santidade do povo depende muito da fidelidade dos seus lideres. Porque “ as palavras convencem, mas o exemplo arrasta multidão.” Josué propõe ao Povo de Israel a livre opção de querer ou não seguir a Javé. Depois da travessia do deserto, onde puderam sempre contar com a presença do Senhor, vão agora entrar no deserto a caminho da Terra prometida. E lá vão encontrar povos pagãos, e cada um com seus deuses, aos quais atribuem a proteção para os frutos dos campos, a saúde, a fertilidade dos animais...... É pois, necessário que o Povo de Israel, livremente, não se deixe enganar e faça a sua opção. Seguindo o bom exemplo de Josué e de sua família, o povo optou pelo Senhor Deus, que o tirou da casa da escravidão.
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará.
Fonte: Presbiteros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário