Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A FAMÍLIA E SEUS VALORES!


Deus nos criou e designou em família como a mais fundamental das relações humanas. A família célula vital da sociedade, santuário da vida, obra prima do criador desde sua origem traz em si inúmeros valores que por nenhuma razão ou circunstancias podem ser ofuscados, atrapalhados ou desprezados, pois, são de suma importância tanto para a Igreja, quanto para a sociedade.  O futuro da sociedade passa pela família, mesmo diante dos inúmeros desafios e das mais diversas ameaças, dos tempos atuais, tais como: famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados.
Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus. Pais que não têm nenhuma idéia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com seus rebentos rebeldes. Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão. O crescimento assustador da violência, da miséria, das drogas, e tantas outras desordens que tem ferido o âmago da família. Mesmo dentro do quadro acima apresentado a família continua sendo e representando uma esperança e uma alternativa, tendo em vista que é um dos tesouros mais importantes da sociedade, sendo, pois, patrimônio do mundo inteiro. Enfim, falar da família é falar da grandeza de Deus que quis ser família. Por isso, é dever de todos nós e de cada um a defesa dos princípios fundamentais da família, da sua dignidade, dos seus valores.
 A CRIAÇÃO DA FAMILIA. Antes de tudo, a família é uma instituição natural, uma comunidade simples estabelecida pelo próprio Deus (cf. Gn 1,28). Após concluir a obra da criação, Ele por sua benevolência e vontade, cria o homem e a mulher a sua imagem e os enviou a povoar a terra (cf. Gn 1,28). Formando "uma só carne" (cf. Gn 2,24; f. Mt 19,5-6). A família apresenta-se no desígnio do Criador, como "lugar primário da 'humanização' da pessoa e da sociedade" e "berço da vida e do amor".
A FAMÍLIA É APRIMEIRA ESCOLA DE   VALORES.
"A família é a primeira escola das virtudes sociais de que a sociedade tem necessidade". Frente a esta realidade a família traz em si inúmeros valores essenciais que por nada pode ser tolhido ou menosprezado. Visto que a família não é somente um lugar de crescimento pessoal, mas sim um lugar dos afetos, da transmissão da cultura entre as gerações, é uma comunidade de amor, de solidariedade, da partilha, da amizade, companheirismo, respeito e unidade.
Fonte: Diretório da pastoral familiar CNBB. n.116, Exortação Apostólica, Bíblia, José O. G. Silva.
Ed: Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará
Prelazia do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário