Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

segunda-feira, 16 de março de 2015

O SACERDOTE.


Papa Francisco e D. Erwin, bispo do Xingu.
Sacerdote (do latim Sacerdos = sagrado; e otis = representante, portando "representante do sagrado") é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular. Eles também têm a autoridade ou o poder de administrar os ritos religiosos, em especial, os ritos de sacrifício, expiação.. Sacerdotes são conhecidos desde os primórdios dos tempos e mesmo em sociedades mais primitivas. Eles existem em todos ou alguns ramos do judaísmo, cristianismo,xintoísmo, hinduísmo, são pessoas que tem um bom contato com Deus, de modo geral são conselhos para questões espirituais e orientam a vidas das pessoas para o bem e são vistos como pessoas sábias. 
SACERDOTE NA TRADIÇÃO BÍBLICA!
Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento encontramos três tipos de sacerdotes, o grau mais alto do sacerdócio é o ofício do Sumo-Sacerdote, do primeiro dentre todos os sacerdotes. Ele é o centralizador do culto e é sob sua tutela que o culto é realizado. No Antigo Testamento esta função é dada por Deus a Aarão. O grau intermediário do sacerdócio é o sacerdócio ministerial. No Antigo Testamento este sacerdócio é o encargo dos filhos de Aarão e, em grau inferior, dos levitas, eles não podem oferecer sacrifícios. O grau mais comum do sacerdócio é o sacerdócio universal, comum a todos os fiéis. Assim, o povo judeu foi constituído por Deus um povo de sacerdotes. No Antigo Testamento encontramos ainda a figura de Melquisedeque, o Rei Justo de Salém. Melquisedeque é um personagem interessantíssimo, sem pai, sem mãe, sem nenhuma explicação oferecida de sua origem. Ele, entretanto, é sacerdote do Deus Altíssimo, e Abraão paga o dízimo a ele. Sabemos, portanto, que Melquisedeque é superior a Abraão. 
SACERDÓCIO CRISTÃO.
 O sacerdócio cristão também apresenta três formas básicas, sendo uma a do sumo-sacerdote, outra a do sacerdote ministerial e finalmente o sacerdócio comum a todos os fiéis. Os sacerdotes ministeriais são os ministros ordenados o diácono, o padre e o bispo. São graus diferentes do mesmo sacerdócio, que é exercido plenamente pelo bispo. Podemos, entretanto, notar que o sacerdócio do Novo Testamento não é em absoluto o mesmo sacerdócio do Antigo Testamento. O sacerdócio do Antigo Testamento era hereditário, enquanto o sacerdócio cristão é um ministério ordenado.
O SACERDÓCIO DO NOVO TESTAMENTO.
 O sacerdócio do Novo Testamento é o sacerdócio de Melquisedeque. Como diz o salmo, "Tu es sacerdos és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque. Mas a função do sacerdote ministerial continua sendo a mesma, embora muito mais bela e muito mais elevada: O sacerdote cristão tem como sua principal função a apresentação do Sacrifício, do Sacrifício de Cristo na Cruz, que é novamente tornado presente na Santa Missa e também a realização dos sacramentos.
 A função do sacerdócio comum aos fiéis é ainda a 
mesma: somos chamados a nos tornar um sacrifício vivo, uma oferenda viva a Deus. O sacerdote ministerial age em nome da comunidade, apresentando o Sacrifício a Deus. O sacerdote comum age em seu próprio nome, santificando-se de modo a se tornar uma hóstia viva e santa para O Senhor.
Pe. Jeová de Jesus Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário