Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

quinta-feira, 12 de março de 2015

OS SACRAMENTOS

 Quantos são os sacramentos da Igreja? 
Missa da Páscoa na igreja matriz de Uruará, Pe. Jeová
Os Sacramentos da Igreja são sete: 1º Batismo, 2º Eucaristia,Crisma ou Confirmação, 4º Penitência ou reconciliação, 5º Matrimônio, 6º Ordem, 7º Unção dos enfermos. .
 Quem pode receber o batismo?
 “É capaz de receber o batismo toda pessoal ainda não batizada e somente ela.” Cat. 1246 e CIC 864. 
 Quem pode batizar? 
 São ministros ordinários do batismo o bispo, o padre e o diácono. Em caso de necessidade, qual quer pessoal mesmo não batizada, que tenha a intenção exigida, pode batizar. Cat. 1256 e CIC 861, §1. 
 O Batismo é o primeiro sacramento e quem não é batizado não pode receber validamente outro sacramento. Os sete sacramentos formam uma unidade orgânica, cujo centro é o Batismo e a Eucaristia. 
 O sacramento é o sinal visível do invisível, é o sinal da presença de Cristo em nossa vida. 
Os sacramentos são sinais que Deus nos acompanha por toda a vida. 
 Através da ação da Igreja o próprio Cristo age em nós, Cristo opera em nós a sua graça, a graça santificante, isto quer dizer que, não depende da disposição de quem ministra ou do que recebe como causa da graça; é o próprio Cristo que realiza sua graça.
 O primado da graça é iniciativa de Deus na salvação do homem. 
Ordenação sacerdotal
É Deus que toma a iniciativa é Ele que chama. Gn. 12,1- 4; Ex. 3, 1 – 6; 1Sm. 3, 1 – 10; Is. 49, 1 – 3; Jr. 1, 4 – 10; Mt. 4, 18 – 22; 10, 1 – 4; Mc. 3, 13 – 19; Mt. 28,18 – 20. O próprio Cristo quem age no momento da ação sacramental.
A ação é da graça de Deus, mas Ele precisa de nós e da nossa fé. Mt. 15, 12 – 28; Mc. 16, 16; Rm 3, 22. 28; 4, 13 – 16; 5, 1 – 4.
A falta de Fé dificulta a ação de Deus. Mt. 13, 53 – 58; Lc. 4, 16 – 24. 
 A comunicação dos símbolos através dos ritos.
 Os símbolos comunicam dentro dos ritos = Dá uma rosa como um presente. Ele deixa de ser simplesmente uma rosa. Fumaça = fogo.  O sinal sacramental consiste não apenas de um elemento material, como a água, o pão, o vinho e o óleo, mas uma ação, como: Lavar com a água, comer o pão, ungir com o óleo, dizer sim. A palavra dá sentido ao rito, mas ao mesmo tempo ela é símbolo. O rito vem acompanhado da palavra. (Por exemplo: A profissão de fé). Os sacramentos são acompanhados por palavras. Mc. 16, 15 – 16; Rm. 10, 14 – 17.
 Há uma relação mútua entre sacramento e palavra. 
 O Sacramento Eucarístico é acompanhado do rito da palavra. A palavra e o sacramento são meios de salvação e não a salvação em si. A salvação é Jesus Cristo. Jesus também é a Palavra de Deus. Jo. 1, 14ss. Palavra reveladora e revelação do Pai e só apartei de Cristo a palavra e o sacramento, na Igreja, têm autoridade e força. O homem procura dá sentido aos momentos fortes da vida, como: nascimento, a passagem para a vida adulta, casamento, morte, etc. Deus se incorpora em nossa vida através dos sacramentos. E nossa vida cria um sentido transcendental dado pelo Cristo. Mc.16,16; Jo. 6, 47- 58; Rm. 6, 1-11.
 Através dos sacramentos participamos do mistério, da missão e da vida de Jesus Cristo. 
Jesus è o Sacramento do Pai, Ele é o Sacramento por excelência, o Sacramento universal de salvação. Dele emanam todos os outros sacramentos. Fora de Cristo não existe sacramento. Ele é o grande Sacramento de Deus para nós. Jesus está no Pai, (Jo. 14, 8 ss). Em Jesus, Deus se torna visível na face humana, assim a encarnação de Deus no homem Jesus, resgata a dignidade humana. Rm. 5, 17 – 19. 
 Jesus resgata os pecadores e os excluídos. Mt. 9, 9- 13.
 Toda ação de Jesus, particularmente, sua obediência, paixão e morte na cruz gera sinal definitivo de salvação para toda humanidade. O Concílio Vat. II nos diz: "Do lado de Cristo dormindo na cruz nasce o admirável sacramento de toda a Igreja. Antes de ser assumido ao céu, fundou sua Igreja como Sacramento de salvação". Ad. gt. Os sacramentos têm caráter comunitário e eclesial, quem ordena os sacramentos é a Igreja e quem o recebe passa a fazer parte dela. O sacramento tem caráter comunitário, mas ao mesmo tempo, o é um ato pessoal do encontro com a pessoa e o projeto de Jesus Cristo. É uma relação íntima e pessoal do indivíduo com Deus através da ação do Espírito Santo.
O COMPROMISSO.
 O sacramento nos convida ao seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, na fé, na esperança e no serviço. A fé, o seguimento e o conhecimento são as bases do sacramento. A fé é manifestada pela palavra e o sacramento só tem sentido na fé. Rm. 1, 1 – 6. 16 – 17; 10, 14 – 17; Gl. 3, 23 – 29. Evitar o risco de nossas celebrações e, principalmente, nossos sacramentos se tornarem uma festa social. As festas cristãs não pode ser a festa do homem pelo homem, mas de seguimento ao homem Jesus Cristo, na fé, na esperança e no serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário