Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

quarta-feira, 25 de março de 2015

PEDRO APÓSTOLO DE JESUS CRISTO.

A Bíblia nos diz que o nome original não era Pedro, mas Simão. No Evangelho de João (João 1:42), Cristo muda seu nome para Kepha = Cefas , que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Petros, através da palavra, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado. 
O NOME E O SIGNIFICADO. 
 A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com o texto de Mateus 16,18, quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és Kepha (Pedra) e sobre esta kepha (Pedra) edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela."
 JESUS COMPARA SIMÃO A ROCHA.
 Por este motivo, foi concedido a Pedro o título de "Príncipe dos Apóstolos".Esse título é um tanto tardio, visto que tal designação só começaria a ser usada cerca de um século mais tarde, suplementando o de Patriarca. 
 PEDRO FOI O PRIMEIRO BISPO DE ROMA: 
Essa conjuntura é importante, pois daí provém a primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a Igreja; posteriormente esse fato originaria o título "Apostólica" e "Romana". 
INTERPRETAÇÕES:
 Existem diversas interpretações protestantes sobre o significado deste versículo. As igrejas do protestantismo histórico, argumentam que a "pedra" referida seria a confissão de fé de Pedro, isto é, que Cristo é o Messias. 
MOVIMENTOS RECENTES
 As igrejas pentecostais e neo pentecostais argumentam recentemente que a pedra é o próprio Jesus. Em ambos os casos afirma-se que na tradução da Bíblia em grego, a palavra para pedra é "petra", que significa uma "rocha grande e maciça", a palavra usada como nome para Simão, por sua vez, é "petros", que significa uma "pedra pequena" ou "pedrinha". 
NA VERDADE.
Em grego, inicialmente as palavras "petros" e "petra" eram sinônimos no primeiro século e no Evangelho segundo Mateus original em aramaico, língua falada por Jesus e pelos apóstolos, a palavra para rocha ou pedra é Kepha, enquanto a palavra para pedrinha é evna, o que Jesus disse a Simão foi “tu és Kepha e sobre esta kepha construirei minha igreja.”
Pe. Jeová de Jesus Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário