Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sexta-feira, 4 de março de 2011

SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO.

«Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo? Não serve para mais nada; serve só para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu.(MATEUS 5, 13 - 16)
Os discípulos de Jesus devem estar conscientes de que se acham unidos com todos aqueles que anseiam por um mundo novo. Eles não podem se subtrair a essa missão, mas precisam dar testemunho através de suas obras. Não se comprometer com isso é deixar de ser discípulo do Reino. Através do testemunho visível dos discípulos é que os homens podem descobrir a presença e a ação do Deus invisível.  
O sal e a luz.
O valor primário do sal, naqueles tempos, não era temperar, mas preservar (como se faz com o charque, hoje). Os seguidores de Jesus devem ser obstáculo à corrupção do mundo. Devem viver de maneira que sinalizem aos demais a presença de Cristo em suas vidas. Devem viver os valores do reino. Nossa presença no mundo é uma bênção que o mundo, infelizmente, não reconhece! Devemos ser um freio à maldade, à corrupção, à presença do maligno nesta sociedade (1Jo 5.19).
 Precisamos ter isto em mente. Devemos testemunhar com o caráter, com boas obras, com uma vida reta. Isto é de extrema importância para o mundo. É possível viver uma vida reta diante de Deus! Temos que mostrar isto com nossa conduta.Assim como devemos salgar, devemos brilhar. A luz ilumina o mundo. Ela é completamente distinta das trevas. A menor partícula de luz num cômodo escuro é notada e faz diferença. Disse Ryle: “Dentre todas as coisas criadas, a luz é a mais útil. A luz fertiliza o solo. A luz guia. A luz reanima. A luz foi a primeira coisa que Deus trouxe à existência. Sem a luz, este mundo seria um vazio obscuro”. Compreendemos com esta metáfora o que Jesus espera de nós?
E lembremos algo: Jesus é luz (Jo 1.4, 9 e 8.12). Deus Pai é luz (1Jo 1.5). Quando Jesus diz que somos luz, está dizendo que devemos ter sua natureza moral e a do Pai. Este é nosso grande desafio! Ser como o Pai e o Filho, e não como o mundo!


Pe. Jeová de Jesus Morais.
Pároco de Uruará-Pará
Prelazia do Xingu
No Coração da Amazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário