Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

sábado, 19 de março de 2011

QUARESMA

A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na quinta-feira santa, até a celebração da Missa da Ceia do Senhor com os doze apóstolos em preparação para a Páscoa e para o Evangelho de São João é o grande gesto ministerial, o lava pés. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa. O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete, pois, de acordo com a liturgia, o domingo, que já é o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer. É um tempo propício para a reflexão, a conversão pessoal, familiar e comunitária. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus com toda intensidade de corpo e alma visando o crescimento no amor ao próximo. Os fiéis são convidados a fazerem uma avaliação profunda de sua vida e de suas atitudes comparando com a mensagem de Jesus Cristo anunciada nos Evangelhos. Esta avaliação deve nos ajudar a retomar o cainho do seguimento ao projeto de Jesus Cristo que significa a implantação do Reino de Deus já aqui na terra. Somos chamados a um recomeço um renascimento para e de crescimento pessoal, familiar e comunitário. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para todas as criaturas de Deus, tendo como centro o homem e a mulher, imagem e semelhança do Criador.
Neste tempo o cristão é convidado ao um retiro espiritual voltado à reflexão, em permanente estado de oração e penitência para acolher do Cristo Vivo, Ressuscitado no nosso meio.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. O roxo no tempo da quaresma não significa luto e sim simboliza que a igreja está se preparando para a grande festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.
Pe. Jeová de Jesus Morais
Pároco de Uruará-pará
Transamazônica
Prelazia do Xingu
No Coração da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário