Quem sou eu

Minha foto
Uruará, Pará, Brazil
Igreja Católica Apostólica Romana, Una e Santa. Sua vida é missão.

domingo, 20 de março de 2011

O CRISTÃO E A TENTAÇÃO.

A luta do cristão contra o mal é cotidiana, o principal objetivo desta batalha é vencer o opositor da justiça, da vida e do respeito a dignidade da pessoa na sua totalidade.
Procurando cada dia construir o Reino de Deus superando as tentações. É importante saber que não estamos sós neste combate, Jesus está conosco (O Emanuel) Deus tornou-se humano, foi tentado como somos, mas manteu-se firme no projeto do pai e obteve a vitória, assim mostrando como nós também podemos triunfar sobre Satanás e suas astúcias (Cf. Hebreus 2:17-18; 4:15).
 Basta ler os evangelhos cuidadosamente para ver como Jesus foi tentado várias vezes e sempre venceu as armadilhas contra ele postas. Porém vamos destacar as tentações sofridas logo depois que foi batizado: "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome" (Mateus 4:1-2).
Pelo fato que foi o Espírito que levou Jesus para o deserto mostra que Deus pretendia que Jesus fosse totalmente humano e sofresse tentação.
 Note estas três tentativas de Satanás para seduzir Jesus. A afirmação do diabo: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (4,3). Assim como Deus, o diabo também conhece as nossas forças e as nossas fraquezas; e também sabem quais são as nossas necessidades. Além do mais o diabo é o mestre as astucias. A ação é bem lógica: Jesus estava com fome e tinha poder para transformar as pedras em pães. E agora o que fazer? O diabo sabe da necessidade humana de Jesus e também conhece seu poder divino de Cristo. Diante da situação satanás não pensa duas vezes antes de agir. Aproxima-se de Jesus e, assim como fez com Eva no Paraíso, simplesmente sugeriu que o Senhor tirasse vantagem de sua prerrogativa divina para prover sua necessidade humana. Na verdade Jesus estava com fome e necessitava de alimento. Mas o que estava em jogo era como ele iria suprir e sua necessidade. Não esqueça de que foi Deus quem o conduziu ao deserto. 
O diabo tenta induzir Jesus a agir independentemente e encontrar seus próprios meios para suprir sua necessidade.
E agora confiará Ele em Deus ou se alimentará a seu próprio modo?
A tentação era ressaltar demais os privilégios de sua divindade e minimizar as responsabilidades de sua humanidade. E isto era crucial, porque o plano de Deus era que Jesus enfrentasse a tentação na área de sua humanidade, usando somente os meios que todos nós temos a nossa disposição. De fatos Jesus foi verdadeiramente homem, como nos diz Paulo: “semelhante a nós em tudo menos no pecado”.
A resposta de Jesus: "Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (4,4). Em cada provação, Jesus se voltava para as Sagradas Escrituras, usando um meio que nós também podemos usar para superar as tentações diárias.
O TENTADOR NA DESISTE.
"Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra" (4,5-6). Jesus tinha contestado e vencido à tentação anterior dizendo que confiava plenamente em Deus e na sua palavra. Logo Satanás arma outra cilada: "Bem, se confia plenamente em Deus, então prova e vê se ele realmente Ele ti salvará." O diabo mostra conhecer as escrituras.
Respondeu Jesus: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" (4:7). Jesus confiança verdadeira no Pai e não necessita testá-la, para agradar ao diabo.
O DIABO DÁ SUA ÚLTIMA CARTADA.
“Novamente o diabo levou Jesus a um monte muito alto, mostrou- lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (4,8-9). Que tentação! O tentador fascinava com possibilidade de Jesus reinar sobre todos os reinos do mundo. Entretanto a questão aqui não era a de Jesus tornar-se um rei, mas sim de como e quando. O Senhor prometeu o reinado ao Filho depois de seu sofrimento (Hebreus 2,9). O diabo ofereceu um atalho: a coroa sem a cruz. (Esta também foi a tentação de Pedro quando Jesus o repreendeu, dizendo: “Afaste-te de mim satanás”). A resposta de Jesus: "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto"(4,10). Nada é bom se é errado, se viola a dignidade e o direto das pessoas, viola o próprio de e seus mandamentos.
Cuidado com as ciladas de Satanás ele paga o que for necessário. O diabo ofereceu tudo para "comprar" Jesus. Se houver um preço pelo qual você desobedecerá a Deus, pode esperar que o diabo virá pagá-lo. Nesta batalha entre os dois leões (1 Pedro 5:8; Apocalipse 5:5), Jesus ganhou uma vitória decisiva. E ele fez isso do mesmo modo que nós temos que fazer. Confiou em Deus (1 João 5:4; Efésios 6:16). Usou as Escrituras (1 João 2:14; Colossenses 3:16). Resistiu ao diabo (Tiago 4:7; 1 Pedro 5:9). O ponto crucial é este: Jesus nunca fez o que ele sabia que não era certo. Que Deus nos ajude a seguir seus passos (1 Pedro 2:21).
Mateus 4,1-11
Pe. Jeova de Jesus Morais
Pároco de Uruará-pará
Transamazônica
Prelazia do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário